Gostou do artigo? Compartilhe!

Aplicativo móvel para contracepção é aprovado pela FDA

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A Food and Drug Administration dos EUA autorizou a comercialização do primeiro aplicativo médico móvel (app) que pode ser usado como método de contracepção1 para evitar a gravidez2. O aplicativo Natural Cycles (Ciclos Naturais, traduzindo para português) é um método anticoncepcional baseado na consciência da fertilidade e que usa datas de menstruação3, informação sobre o ciclo menstrual e temperatura corporal basal diária para informar aos casais se é necessário manter relações sexuais protegidas para evitar gravidez2. Ele foi projetado para dispositivos móveis e destina-se ao uso em mulheres na pré-menopausa4 com 18 anos ou mais.

Saiba mais sobre "Ciclo menstrual", "Relação sexual", "Como saber se está grávida" e "Menopausa4".

Neste estudo observacional prospectivo5, 22.785 usuárias registraram um total de dados de 18.548 mulheres-anos no aplicativo. Os pesquisadores usaram esses dados para calcular o índices de Pearl6 para o uso típico e perfeito, bem como taxas de gravidez2 de 13 ciclos usando análise de tabela de vida.

Os resultados encontrados mostram um índice de uso típico de 6,9 gestações por 100 mulheres-ano [intervalo de confiança de 95% (IC): 6,5-7,2], corrigido para 6,8 (IC 95%: 6,4-7,2) quando truncando os usuários após 12 meses. Estima-se uma taxa de falha de uso típico de 13 ciclos de 8,3% (IC 95%: 7,8 a 8,9).

Descobriu-se que o índice de Pearl7 para o uso perfeito era de 1,0 gravidez2 por 100 mulheres-ano (IC 95%: 0,5 a 1,5). Finalmente, estimou-se que a taxa de gestações de ciclos em que a aplicação erroneamente marcou um dia fértil como infértil foi de 0,5 (IC 95%: 0,4 a 0,7) por 100 mulheres-ano. Estimou-se uma taxa de descontinuação ao longo de 12 meses de 54%.

Concluiu-se neste estudo que a eficácia de um aplicativo móvel para contracepção1 é mais alta do que a relatada em métodos tradicionais de conscientização sobre a fertilidade. O aplicativo pode contribuir para reduzir uma necessidade de contracepção1 que ainda não foi alcançada, ajudando a reduzir essa falha.

As eficiências de uso típico e perfeito medidas do aplicativo móvel Natural Cycles são parâmetros importantes para as mulheres, considerando suas opções contraceptivas, bem como para os médicos que as orientam. O grande conjunto de dados disponíveis neste documento permite estudos futuros sobre aceitabilidade, por exemplo, estudando a eficácia de diferentes coortes e regiões geográficas.

É importante lembrar que o Natural Cycles não oferece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e que nenhuma forma de contracepção1 funciona perfeitamente, então uma gravidez2 não planejada pode ocorrer mesmo fazendo uso correto deste aplicativo.

Leia também sobre sobre "Anticoncepção", "DSTs", "Métodos anticoncepcionais", "Pílulas anticoncepcionais", "Dia da ovulação8" e "Teste de gravidez2".

 

Fonte: Contraception, volume 96, número 6, de dezembro de 2017

 

NEWS.MED.BR, 2018. Aplicativo móvel para contracepção é aprovado pela FDA. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1323188/aplicativo-movel-para-contracepcao-e-aprovado-pela-fda.htm>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Complementos

1 Contracepção: Qualquer processo que evite a fertilização do óvulo ou a implantação do ovo. Os métodos de contracepção podem ser classificados de acordo com o seu objetivo em barreiras mecânicas ou químicas, impeditivas de nidação e contracepção hormonal.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
4 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
5 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
6 índices de Pearl: O Índice Pearl é definido como o número de falhas contraceptivas por 100 mulheres-anos de exposição e usa como denominador o total de meses ou ciclos de exposição desde o início do uso do produto até o final do estudo ou a descontinuação do produto. É uma fórmula matemática que avalia a eficácia de um método contraceptivo.
7 índice de Pearl: O Índice Pearl é definido como o número de falhas contraceptivas por 100 mulheres-anos de exposição e usa como denominador o total de meses ou ciclos de exposição desde o início do uso do produto até o final do estudo ou a descontinuação do produto. É uma fórmula matemática que avalia a eficácia de um método contraceptivo.
8 Ovulação: Ovocitação, oocitação ou ovulação nos seres humanos, bem como na maioria dos mamíferos, é o processo que libera o ovócito II em metáfase II do ovário. (Em outras espécies em vez desta célula é liberado o óvulo.) Nos dias anteriores à ovocitação, o folículo secundário cresce rapidamente, sob a influência do FSH e do LH. Ao mesmo tempo que há o desenvolvimento final do folículo, há um aumento abrupto de LH, fazendo com que o ovócito I no seu interior complete a meiose I, e o folículo passe ao estágio de pré-ovocitação. A meiose II também é iniciada, mas é interrompida em metáfase II aproximadamente 3 horas antes da ovocitação, caracterizando a formação do ovócito II. A elevada concentração de LH provoca a digestão das fibras colágenas em torno do folículo, e os níveis mais altos de prostaglandinas causam contrações na parede ovariana, que provocam a extrusão do ovócito II.
Gostou do artigo? Compartilhe!