Gostou do artigo? Compartilhe!

Idade precoce da menarca pode levar à depressão e comportamento antissocial na vida adulta, segundo artigo do Pediatrics

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O presente estudo, publicado pelo periódico Pediatrics, relata que as taxas elevadas de depressão e comportamento antissocial de meninas que apresentaram menarca1 precoce persistiram ainda mais na idade adulta do que o que foi documentado em pesquisas anteriores. Os pediatras devem estar em sintonia com os riscos para a saúde2 mental associados à puberdade precoce e ser sensíveis à duração dos seus efeitos.

Saiba mais sobre "Ciclo menstrual" e "Depressão em mulheres".

O momento de início da puberdade em meninas é um dos antecedentes mais replicados de uma série de problemas de saúde2 mental durante a adolescência, mas poucos pesquisadores examinaram a duração desses efeitos.

Jane Mendle e outros colaboradres do Department of Human Development, da Cornell University, alavancaram uma amostra representativa de mulheres (n=7.802) acompanhadas prospectivamente da adolescência até um período de 14 anos, para examinar as associações da idade da menarca1 com sintomas3 depressivos e comportamentos antissociais na idade adulta.

As idades mais precoces da menarca1 foram associadas a taxas mais elevadas de sintomas3 depressivos e comportamentos antissociais na idade adulta precoce, em grande parte porque as dificuldades que começaram na adolescência não se atenuaram ao longo do tempo.

Essas descobertas indicam que as sequelas4 emocionais da puberdade se estendem além do documentado em pesquisas anteriores e sugerem que o desenvolvimento precoce pode colocar as meninas em um caminho de vida a partir do qual pode ser difícil se desviar.

A Academia Americana de Pediatria já fornece diretrizes para identificar e trabalhar com pacientes com cronograma puberal precoce. Os pediatras e os prestadores de cuidados de saúde2 para adolescentes também devem estar atentos ao risco elevado de doenças mentais nas jovens que amadureceram precocemente e que são mais sensíveis à duração potencial das mudanças na saúde2 mental que começam na puberdade.

Leia também sobre "Amenorreia5", "Menstruação6 atrasada", "Gravidez7 precoce" e "Crises da adolescência".

 

Fonte: Pediatrics, em dezembro de 2017

 

NEWS.MED.BR, 2017. Idade precoce da menarca pode levar à depressão e comportamento antissocial na vida adulta, segundo artigo do Pediatrics. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1309823/idade-precoce-da-menarca-pode-levar-a-depressao-e-comportamento-antissocial-na-vida-adulta-segundo-artigo-do-pediatrics.htm>. Acesso em: 15 set. 2019.

Complementos

1 Menarca: Refere-se à ocorrência da primeira menstruação.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Sequelas: 1. Na medicina, é a anomalia consequente a uma moléstia, da qual deriva direta ou indiretamente. 2. Ato ou efeito de seguir. 3. Grupo de pessoas que seguem o interesse de alguém; bando. 4. Efeito de uma causa; consequência, resultado. 5. Ato ou efeito de dar seguimento a algo que foi iniciado; sequência, continuação. 6. Sequência ou cadeia de fatos, coisas, objetos; série, sucessão. 7. Possibilidade de acompanhar a coisa onerada nas mãos de qualquer detentor e exercer sobre ela as prerrogativas de seu direito.
5 Amenorréia: É a ausência de menstruação pelo período equivalente a 3 ciclos menstruais ou 6 meses (o que ocorrer primeiro). Para períodos inferiores, utiliza-se o termo atraso menstrual.
6 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
Gostou do artigo? Compartilhe!