Gostou do artigo? Compartilhe!

Ioga pode ajudar pacientes com câncer de mama em tratamento radioterápico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Este artigo aparece na atualização de pesquisas sobre câncer1 do American Institute for Cancer1 Research (AICR) e diz que para as mulheres com câncer1 de mama2, submetidas a tratamento com radioterapia3, a ioga pode ajudar a controlar o estresse e a qualidade de vida.

Veja nosso ebook com informações sobre "Câncer1 de Mama2".

Para o estudo, os pesquisadores atribuíram aleatoriamente aproximadamente 160 mulheres com câncer1 de mama2 do estágio 0 a III a um dos três grupos antes de iniciar o tratamento: ioga (n=53), alongamento simples (n=56) ou lista de espera (n=54), o grupo controle. As mulheres nos grupos de ioga ou de alongamento fizeram sessões de 1h, três dias por semana, ao longo das seis semanas de tratamento. A ioga incluiu técnicas de respiração, meditação e relaxamento controladas. Quase três quartos continuaram a praticar ioga um mês após o tratamento e quase metade continuou seis meses após o tratamento.

Todas as mulheres responderam a perguntas sobre suas funções diárias, qualidade do sono, fadiga4 e depressão. Cinco amostras de saliva por dia durante 3 dias consecutivos foram coletadas no início, no final do tratamento e 1, 3 e 6 meses depois.

No final do tratamento e um mês depois, as mulheres que praticavam ioga apresentaram a maior queda nos níveis de cortisol ao longo do dia. O cortisol é um hormônio5 do estresse e há algumas evidências de que ele pode desempenhar um papel na progressão do tumor6, segundo os autores do estudo. Ao final da radioterapia3, as mulheres nos grupos ioga e alongamento também relataram menos fadiga4 do que as do grupo controle. E em comparação com o grupo controle, aquelas que praticavam ioga relataram melhor desempenho físico em um e três meses após o tratamento.

Houve resultados semelhantes entre todos os grupos para depressão e qualidade do sono. As diferenças dos grupos foram semelhantes para os relatórios gerais de saúde7.

Leia mais sobre "Insônia" e "Depressão em mulheres".

 

Fonte: American Institute for Cancer1 Research

 

NEWS.MED.BR, 2017. Ioga pode ajudar pacientes com câncer de mama em tratamento radioterápico. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1298808/ioga-pode-ajudar-pacientes-com-cancer-de-mama-em-tratamento-radioterapico.htm>. Acesso em: 24 jun. 2021.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
4 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
5 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
6 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!