Gostou do artigo? Compartilhe!

O aumento de 1 mg/dl de HDL colesterol reduz em 3% o risco para eventos cardiovasculares.

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Após 12 anos de estudos randomizados com mais de 90.000 pacientes com doença cardiovascular e controles saudáveis, verificou-se que a redução do LDL colesterol1 impacta diretamente na redução do risco cardiovascular. Os estudos mostrataram que, em média, uma redução de 1 mg/dl2 de LDL colesterol1 reduz 1% do risco para eventos cardiovasculares.

A atenção agora deve estar voltada para a fração HDL3 do colesterol4, já que os estudos mostraram que um aumento de 1 mg/dl2 de HDL colesterol5 tem um impacto de 3% na redução do risco para eventos cardiovasculares.

A terapia visando o aumento do HDL3 e a redução dos eventos cardiovasculares inclui o torcetrapib, inibidor da CEPT (proteína de transferência de colesterol4 esterificado6), outros agentes que aumentem HDL3, bloqueadores de receptores endocanabinóides, glitazonas e fibratos.

Fonte: The Lancet

NEWS.MED.BR, 2006. O aumento de 1 mg/dl de HDL colesterol reduz em 3% o risco para eventos cardiovasculares.. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1219/o-aumento-de-1-mg-dl-de-hdl-colesterol-reduz-em-3-o-risco-para-eventos-cardiovasculares.htm>. Acesso em: 19 ago. 2019.

Complementos

1 LDL colesterol: Do inglês low-density lipoprotein cholesterol, colesterol de baixa densidade ou colesterol ruim.
2 Mg/dL: Miligramas por decilitro, unidade de medida que mostra a concentração de uma substância em uma quantidade específica de fluido.
3 HDL: Abreviatura utilizada para denominar um tipo de proteína encarregada de transportar o colesterol sanguíneo, que se relaciona com menor risco cardiovascular. Também é conhecido como “Bom Colesterol”. Seus valores normais são de 35-50mg/dl.
4 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
5 HDL colesterol: Do inglês high-density-lipoprotein cholesterol, ou colesterol de alta densidade. Também chamado de bom colesterol.
6 Esterificado: Aquilo que passou pelo processo químico de esterificação. A esterificação é uma reação química reversível na qual um ácido carboxílico reage com um álcool produzindo éster e água.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

06/08/2006 - Complemento feito por Jany
Re: O aumento de 1 mg⁄dl de HDL colesterol reduz em 3% o risco para eventos cardiovasculares.
A informação é relevante, entretanto, precisa ser ponderada e avaliada à luz de outros parâmetros, tais como os valores de homocisteina e proteína–C reativa. Esses sim, são indicativos corretos dos riscos cardíacos, junto ao estilo de vida, verdadeiramente falando-se. Sabe-se que indivíduos com índices de LDL e HDL, altos para os atuais padrões, conseguem manter uma rotina de vida onde valores do risco cardíaco não atinge níveis significativos. Nesses casos, o correto é manter os níveis de HDL e LDL, nos padrões (altos) porém, normais, para aquele indivíduo, do que ficar induzindo a administração desnecessária de Estatinas, q. baixam significativamente valores do colesterol, na tentativa de reduzir um risco cardíaco que nem sequer existia. O colesterol é o nossos principal composto, contém todos os principais hormônios e não deve ficar sendo modificado assim, sem uma maior avaliação. Baixos níveis de colesterol estão associados a baixa energia e disposição, dores musculares e fadiga, fatores colaterais induzidos fatalmente pela administração das estatinas.

28/03/2006 - Complemento feito por Mario
Re: O aumento de 1 mg⁄dl de HDL colesterol reduz em 3% o risco para eventos cardiovasculares.
Informação de suma importância para quem esta lutando para aumentar o HDL e diminuir o LDL como eu.

23/03/2006 - Complemento feito por antonio
Re: O aumento de 1 mg⁄dl de HDL colesterol reduz em 3% o risco para eventos cardiovasculares.
Excelente como fonte de informação.

  • Entrar
  • Assinar