Gostou do artigo? Compartilhe!

Cafeína e exercícios físicos ajudam a evitar o câncer de pele em ratos de laboratório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Experiência com ratos mostrou que o consumo de cafeína associado à prática de atividades físicas gera aumento da apoptose1 (morte celular programada) de células2 pré-cancerígenas cujo DNA foi danificado pela radiação ultravioleta B, de acordo com cientistas da Universidade Rutgers em Nova Jersey.

Os pesquisadores estudaram ratos sem pêlos expostos a lâmpadas que emitem radiação ultravioleta B, que danifica o DNA de células2 da pele3. Um grupo bebeu água com café, equivalente a uma ou duas xícaras de café ao dia. Um segundo grupo fez exercícios em uma roda de exercícios para hamsters. Um terceiro grupo se exercitou e ingeriu cafeína. Um quarto grupo não ingeriu cafeína nem fez exercícios físicos.

Ingestão de cafeína ou a prática de exercícios físicos aumentou em aproximadamente 100% a habilidade dos ratos destruírem células2 pré-cancerígenas associadas ao câncer4 de pele3 se comparados aos ratos que não ingeriram cafeína ou não fizeram exercícios. Os que tanto consumiram cafeína quanto se exercitaram mostraram um aumento de 400% nesta habilidade.

Agora os cientistas querem saber se isto se aplica aos humanos, mas até o momento eles orientam que todas as pessoas devem continuar a prevenir o câncer4 de pele3 com o uso de filtros solares diariamente, uso de chapéus e evitando a exposição solar entre 11h e 16h.

O estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), mostra resultados preliminares que precisam ser melhor estudados.

Os pesquisadores dizem que estudos prévios mostraram evidências de que o consumo de café e a prática de atividades físicas podem estar associados à redução do risco de desenvolver outros tipos de tumores além do câncer4 de pele3.

 

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences – PNAS

 

Leia também:

Chegou o verão: baixe a cartilha de cuidados com a pele3 e eduque seus pacientes para a prevenção de doenças

NEWS.MED.BR, 2007. Cafeína e exercícios físicos ajudam a evitar o câncer de pele em ratos de laboratório. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/11551/cafeina-e-exercicios-fisicos-ajudam-a-evitar-o-cancer-de-pele-em-ratos-de-laboratorio.htm>. Acesso em: 14 dez. 2019.

Complementos

1 Apoptose: Morte celular não seguida de autólise, também conhecida como “morte celular programada“.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
Gostou do artigo? Compartilhe!