Atalho: 5RDTD4A
Gostou do artigo? Compartilhe!

Paricalcitol pode reduzir a albuminúria em pacientes com nefropatia diabética, segundo artigo publicado no The Lancet

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A ativação do receptor seletivo da vitamina1 D com o uso de paricalcitol para a redução da albuminúria2 em pacientes diabéticos do tipo 2 foi avaliada em estudo randomizado3 e controlado publicado no periódico The Lancet. Este medicamento é normalmente indicado para a prevenção do hiperparatiroidismo secundário associado à insuficiência renal4 crônica.

Apesar do tratamento com inibidores do sistema renina angiotensina aldosterona, pacientes diabéticos aumentaram o risco de progressão para a insuficiência renal4 crônica associada à albuminúria2. O objetivo do presente estudo foi avaliar se o uso do paricalcitol reduz a albuminúria2 em pacientes com nefropatia5 diabética.

O estudo randomizado3, controlado com placebo6 e duplo-cego, avaliou pacientes diabéticos tipo 2 e com albuminúria2 que estavam recebendo inibidores da enzima7 de conversão da angiotensina ou bloqueadores dos receptores da angiotensina. Os 281 pacientes receberam placebo6 (n=93), ou 1 micrograma de paricalcitol ao dia (n=93), ou 2 microgramas de paricalcitol ao dia (n=95). Este último grupo apresentou uma redução precoce e sustentável na relação albumina8/creatinina9 urinária. A incidência10 de hipercalcemia ou de eventos adversos foi semelhante nos três grupos.

Os resultados indicam que o uso de 2 microgramas de paricalcitol ao dia associado ao uso de inibidores do sistema renina angiotensina aldosterona reduz de maneira segura a albuminúria2 em pacientes com nefropatia5 diabética e pode ser uma nova estratégia para a diminuição das complicações renais em pacientes diabéticos tipo 2.

Fonte: The Lancet – Publicação online de 4 de novembro de 2010

NEWS.MED.BR, 2010. Paricalcitol pode reduzir a albuminúria em pacientes com nefropatia diabética, segundo artigo publicado no The Lancet. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/102197/paricalcitol-pode-reduzir-a-albuminuria-em-pacientes-com-nefropatia-diabetica-segundo-artigo-publicado-no-the-lancet.htm>. Acesso em: 16 out. 2019.

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Albuminúria: Presença de albumina na urina. A albuminúria pode ser um sinal de nefropatia diabética (doença nos rins causada pelas complicações do diabetes mal controlado) ou aparecer em infecções urinárias.
3 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Nefropatia: Lesão ou doença do rim.
6 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
7 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
8 Albumina: Proteína encontrada no plasma, com importantes funções, como equilíbrio osmótico, transporte de substâncias, etc.
9 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
10 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
Gostou do artigo? Compartilhe!