Bebês de mães obesas antes da gravidez têm mais gordura corporal total, mais massa gorda e menos massa magra que os de mães com IMC normal, sugerindo maior risco para doenças cardiovasculares no futuro
O objetivo do estudo publicado na edição de abril do American Journal of Obstetrics & Gynecology foi comparar o peso e a composição corporal (porcentagem de gordura1, massa gorda2 e massa magra3) de recém-nascidos de mães com IMC4 (Índice de Massa Corporal5) normal antes da gravidez6 (IMC<25 kg/m²) versus recém-nascidos de mães com sobrepeso7 ou obesas antes da gravidez6 (IMC4 > ou = 25 kg/m²).
Participaram do estudo 72 recém-nascidos (33 de mães com IMC4 normal e 39 de mães com sobrepeso7 ou obesas antes da gravidez6) de gravidez6 com feto8 único e níveis normais de glicose9 da mãe durante a gestação. Foram medidos o peso corporal, o comprimento e a composição corporal com o auxílio de um pletismógrafo10.
Foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos em relação à porcentagem de gordura1. Neonatos11 nascidos de mães com IMC4 normal têm menos gordura1 total, menos massa gorda2 e mais massa magra3 do que os neonatos11 nascidos de mães com sobrepeso7 ou obesas. Não foram encontradas diferenças significativas em relação ao comprimento ou ao peso corporal por ocasião do nascimento.
Embora sejam resultados preliminares, estes dados sugerem que o risco para doenças (como, por exemplo, doenças cardiovasculares12, diabetes13 e obesidade14) pode ser avaliado precocemente na vida.
Fonte: American Journal of Obstetrics & Gynecology
Para acompanhar o crescimento do seu filho: www.centralx15.com.br/crianca