Gostou do artigo? Compartilhe!

Centralx TISS: lançado software para exportação de guias de faturamento no padrão da ANS

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A Centralx1 - fabricante líder no mercado nacional de sistemas de informação para ambientes de saúde2 - acaba de lançar o Centralx1 TISS, software para registro e exportação de formulários eletrônicos de faturamento no padrão obrigatório para transferência de informações entre prestadores e operadoras.

Criado pela ANS, o padrão TISS (Troca de Informações em Saúde2 Suplementar) foi estabelecido para registro e intercâmbio de dados entre operadoras de planos privados de assistência à saúde2 e prestadores de serviços. Na última quinta-feira, 21 de junho, a Centralx1 lançou o Centralx1 TISS com objetivo de facilitar a adoção do novo padrão no que diz respeito à exportação das guias de faturamento.

Com o Centralx1 TISS não é preciso utilizar um sistema diferente para cada operadora, uma vez que o software exporta guias de faturamento no padrão TISS interpretadas por qualquer sistema de leitura.

A adoção do TISS por clínicas, hospitais, laboratórios e operadoras de plano privado de assistência à saúde2 tem acontecido de forma gradual, mas o descumprimento do prazo limite para adoção - que venceu no dia 31 de maio de 2007 - pode levar a diversas penalidades, incluindo multas aplicadas ao dia.

O Centralx1 TISS


De acordo com Marcos Moreira, Diretor de Inovação da Centralx1, "o TISS pegou de surpresa alguns prestadores de serviços em saúde2, principalmente aqueles que mal iniciaram o processo de informatização, ou que utilizam sistemas desatualizados. Informatizar é sempre o ideal para ganho de produtividade e muitos outros benefícios para a clínica ou consultório, mas o Centralx1 TISS é uma solução que permite a mudança gradual, com investimento relativamente baixo. É possível solucionar a questão do TISS no consultório com apenas um computador".

O Centralx1 TISS não requer a utilização de nenhum software de prontuário eletrônico. Ou seja, ele é capaz de solucionar a exportação em formato TISS de forma rápida e independente de qualquer outro sistema, podendo opcionalmente estar integrado a um sistema de prontuários eletrônicos.

O prontuário eletrônico é um sistema que traz benefícios para todos os profissionais da clínica e seus pacientes. Caso haja interesse em adotá-lo, a Centralx1 oferece, para clínicas, ambulatórios e pequenos hospitais, o Centralx Clinic3. Para consultórios médicos, a Centralx1 indica o HiDoctor, que possui uma série de benefícios adicionais.

Como utilizar o Centralx1 TISS?
Via internet: o download da versão de avaliação gratuita pode ser feito através do site www.tiss.med.br

Veja o pdf sobre o Centralx1 TISS (140KB)

NEWS.MED.BR, 2007. Centralx TISS: lançado software para exportação de guias de faturamento no padrão da ANS. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/tecnologia-e-saude/11393/centralx-tiss-lancado-software-para-exportacao-de-guias-de-faturamento-no-padrao-da-ans.htm>. Acesso em: 16 abr. 2024.

Complementos

1 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Centralx Clinic: Software desenvolvido pela Centralx para clínicas e ambientes de alta produtividade com recursos de agendamento, apoio clínico, faturamento e estoque.
Gostou do artigo? Compartilhe!