Windows Vista: ainda não é o melhor momento para migrar
Muito tem se falado sobre as excelentes novidades apresentadas pelo Windows Vista, que provavelmente será o sistema operacional mais utilizado no médio prazo. Entretanto, toda a euforia promovida pela mídia precisa ser analisada com cuidado. Como sempre acontece com atualizações deste sistema operacional, muitos problemas precisam ser sanados para que o usuário possa usufruir das novas funcionalidades sem dores de cabeça1.
Veja, a seguir, os empecilhos que têm levado os especialistas a aconselharem que os usuários ainda não atualizem para o Windows Vista:
- A maioria dos fabricantes de hardware (como placas2 de vídeo, de som, de rede, câmeras, impressoras e scanners) não está preparada, o que pode causar incompatibilidade entre os equipamentos que você possui.
- A maioria dos fabricantes de software (como antivírus e firewall) não está preparada. Desta forma, atualizar a versão do sistema operacional agora pode significar ficar algum tempo sem utilizar alguns programas que ainda não são compatíveis com o Vista.
- Há uma vasta lista de problemas que a Microsoft espera atualizar até o final do ano. Neste período, muitos erros continuarão a aparecer, até que a versão adquira a estabilidade do Windows XP.
- O Windows Vista é caro.
- O Windows Vista requer considerável upgrade do equipamento ou a compra de um computador inteiramente novo.
- O Windows XP não está obsoleto e a Microsoft continuará atender seus usuários por pelo menos 7 anos.
Migrar para uma nova versão de sistema operacional é uma decisão que exige preparação e investimento. Todas as empresas desenvolvedoras de software ainda farão muitos testes de compatibilidade e performance.
A Centralx3 vai garantir o funcionamento do HiDoctor e do Centralx Clinic4 no Vista assim que a Microsoft garantir a estabilidade e a compatibilidade que já existe com o Windows XP.
Veja mais informações: IDG