Gostou do artigo? Compartilhe!

Novartis licencia programa de vacinas do grupo AlphaVax: nova vacina contra o citomegalovírus (CMV) deve entrar em testes clínicos em 2009

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A farmacêutica suíça Novartis AG irá licenciar, por 20 milhões de euros, o programa de vacinas do grupo europeu AlphaVax contra as infecções1 por citomegalovírus2 (CMV), responsáveis pelo desenvolvimento de complicações em recém-nascidos.

A transação inclui vacinas para prevenção de infecções1 por Helicobacter pylori, um dos principais agentes causadores da gastrite3 que pode levar ao câncer4 gástrico, o desenvolvimento de novas vacinas contra a infecção5 meningocócica e contra outras infecções1 adquiridas na comunidade ou em hospitais, além de uma vacina6 contra o Estreptococcus do Grupo B, com potencial de proteção contra 85% das sepses e meningites7 neonatais.

Até o momento, não há vacinas aprovadas para prevenir as infecções1 por citomegalovírus2 (CMV) e, segundo anunciou a Novartis, os ensaios clínicos8 de fase II com este agente devem ser iniciados em 2009.

Nos Estados Unidos e na União Européia, o CMV infecta, todos os anos, cerca de 86 mil recém-nascidos, causando 700 mortes e 17 mil e 500 casos de malformações9 fetais.

Fonte: Novartis

NEWS.MED.BR, 2008. Novartis licencia programa de vacinas do grupo AlphaVax: nova vacina contra o citomegalovírus (CMV) deve entrar em testes clínicos em 2009. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/27995/novartis-licencia-programa-de-vacinas-do-grupo-alphavax-nova-vacina-contra-o-citomegalovirus-cmv-deve-entrar-em-testes-clinicos-em-2009.htm>. Acesso em: 23 abr. 2024.

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Citomegalovírus: Citomegalovírus (CMV) é um vírus pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zóster.
3 Gastrite: Inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago. Manifesta-se por dor na região superior do abdome, acidez, ardor, náuseas, vômitos, etc. Pode ser produzida por infecções, consumo de medicamentos (aspirina), estresse, etc.
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
5 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
7 Meningites: Inflamação das meninges, aguda ou crônica, quase sempre de origem infecciosa, com ou sem reação purulenta do líquido cefalorraquidiano. As meninges são três membranas superpostas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
8 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
9 Malformações: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
Gostou do artigo? Compartilhe!