Gostou do artigo? Compartilhe!

FDA alerta: tatuagens temporárias feitas com henna preta podem causar queimaduras e cicatrizes indesejáveis na pele

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Nem todos os pigmentos de uma tatuagem são conhecidos como sendo seguros para utilização na pele1. As tatuagens de henna preta ou azul podem conter ingredientes que ajudam a imagem a aderir melhor à pele1, mas que podem causar problemas para algumas pessoas, tais como bolhas, queimaduras dolorosas e cicatrizes2 indesejáveis e permanentes.

A Food and Drug Administration (FDA) recebeu relatórios de reações a alguns tipos de decalques de tatuagens temporárias e recomenda a todas as pessoas interessadas em fazer uma tatuagem temporária, que antes de utilizá-la em seu rosto, por exemplo, façam um teste em uma parte menos visível do corpo.

A henna é um corante feito a partir de uma planta e está aprovada apenas para uso como corante de cabelo3. Ela não está aprovada para aplicação direta na pele1, como é o processo de decoração de corpo conhecido como mehndi4.

A henna produz tipicamente um tom marrom, marrom-alaranjado ou castanho-avermelhado, mas outros ingredientes têm sido adicionados para produzir outras cores, tais como aquelas comercializadas como "henna negra" e "henna azul." Mesmo tons marrons de produtos comercializados como "henna" podem conter outros ingredientes destinados a torná-los mais escuros ou fazer com que a coloração na pele1 dure por mais tempo.

A chamada "henna negra" pode conter uma substância chamada paraphenylenediamine, também conhecida como PPD, que só é permitida para uso em tinturas de cabelo3 e pode irritar a pele1. Em alguns casos, a chamada "henna negra" consiste apenas de tinta para cabelo3, que um artista mistura diretamente à henna que vai aplicar ao fazer uma tatuagem na pele1 de um cliente.

PPD e alguns outros corantes capilares5 podem provocar reações em alguns indivíduos. Essa é a razão de as embalagens de tinturas de cabelo3 terem uma instrução de cuidado para fazer um teste em uma pequena área da pele1 antes de usá-las.

Fonte: FDA Cosmetics

NEWS.MED.BR, 2015. FDA alerta: tatuagens temporárias feitas com henna preta podem causar queimaduras e cicatrizes indesejáveis na pele. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/802169/fda-alerta-tatuagens-temporarias-feitas-com-henna-preta-podem-causar-queimaduras-e-cicatrizes-indesejaveis-na-pele.htm>. Acesso em: 14 dez. 2019.

Complementos

1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Cicatrizes: Formação de um novo tecido durante o processo de cicatrização de um ferimento.
3 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
4 Mehndi: Também chamado de Mehandi. É a tradicional arte da pintura das mãos, pés ou corpo com uma pasta feita de pó, as folhas secas da planta henna ou Lawsonia Inermis , seu nome botânico. É geralmente um corante de vermelho-cereja ou de cor acastanhada, mas isto pode variar com o tempo e com outros fatores.
5 Capilares: Minúsculos vasos que conectam as arteríolas e vênulas.
Gostou do artigo? Compartilhe!