Gostou do artigo? Compartilhe!

Nature: adoçantes artificiais podem induzir intolerância à glicose alterando a flora intestinal

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Os adoçantes artificiais têm sido largamente usados em todo o mundo. Cientistas descobriram que, após a exposição a adoçantes artificiais, nossas bactérias intestinais (flora intestinal) podem provocar alterações metabólicas prejudiciais ao nosso organismo tais como intolerância à glicose1 e disbioses2 intestinais. O trabalho foi realizado pelo Dr. Eran Elinav do Weizmann Institute of Science's Department of Immunology e pelo professor Eran Segal do Department of Computer Science and Applied Mathematics e publicado pela revista Nature.

Adoçantes artificiais não calóricos (NAS) estão entre os aditivos alimentares mais utilizados em todo o mundo, regularmente consumidos por indivíduos magros e obesos. O consumo de NAS é considerado seguro e benéfico devido ao seu baixo teor calórico, mas o apoio de dados científicos aprovando este consumo permanece escasso e controverso.

Estudo publicado pela revista Nature diz que o consumo dos NAS normalmente utilizados impulsiona o desenvolvimento de intolerância à glicose1, através da indução de alterações composicionais e funcionais da microbiota3 intestinal. Estes efeitos metabólicos prejudiciais dos NAS são abolidos pelo tratamento com antibióticos e são totalmente transmissíveis para ratos livres de germes, mediante transplante fecal de configurações da microbiota3 a partir de ratinhos que consomem NAS, ou da microbiota3 anaerobicamente incubada na presença do NAS. Os pesquisadores identificaram vias metabólicas microbianas alteradas que podem sediar a susceptibilidade4 a doenças metabólicas, demonstraram disbioses2 intestinais induzidas pelos NAS e indução à intolerância à glicose1 em seres humanos saudáveis.

Coletivamente, estes resultados ligando o consumo de NAS, disbioses2 e distúrbios metabólicos chama atenção para uma reavaliação do uso maciço de NAS.

Fonte: Nature, de 17 de setembro de 2014

NEWS.MED.BR, 2014. Nature: adoçantes artificiais podem induzir intolerância à glicose alterando a flora intestinal. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/573102/nature-adocantes-artificiais-podem-induzir-intolerancia-a-glicose-alterando-a-flora-intestinal.htm>. Acesso em: 12 nov. 2019.

Complementos

1 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
2 Disbioses: Desequilíbrios da flora intestinal.
3 Microbiota: Em ecologia, chama-se microbiota ao conjunto dos microrganismos que habitam um ecossistema, principalmente bactérias, protozoários e outros microrganismos que têm funções importantes na decomposição da matéria orgânica e, portanto, na reciclagem dos nutrientes. Fazem parte da microbiota humana uma quantidade enorme de bactérias que vivem em harmonia no organismo e auxiliam a ação do sistema imunológico e a nutrição, por exemplo.
4 Susceptibilidade: 1. Ato, característica ou condição do que é suscetível. 2. Capacidade de receber as impressões que põem em exercício as ações orgânicas; sensibilidade. 3. Disposição ou tendência para se ofender e se ressentir com (algo, geralmente sem importância); delicadeza, melindre. 4. Em física, é o coeficiente de proporcionalidade entre o campo magnético aplicado a um material e a sua magnetização.
Gostou do artigo? Compartilhe!