Atalho: 5BSVSH7
Gostou do artigo? Compartilhe!

Chá com extrato de folhas do mamão papaia mostra efeito anti-tumoral e imunomodulador em pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

 

O cientista Nam Dang, da Universidade da Flórida, e cientistas japoneses colaboradores documentaram os efeitos anti-cancerígenos do mamão papaia sobre o câncer1 do útero2, da mama3, do fígado4, do pulmão5 e do pâncreas6. Estes resultados são os primeiros a mostrar o efeito anti-tumoral das folhas de papaia e a possibilidade de induzirem resposta imune tipo Th1.

O extrato das folhas do mamão papaia (Carica papaya Linn.) tem vários efeitos biológicos in vitro:

  • Efeito antiproliferativo de células7 tumorais.
  • Estimula a produção de moléculas do tipo citoquina8 Th1, que regulam o sistema imunológico9.
  • Melhoria na citotoxicidade contra células7 tumorais.
  • Regulação de genes anti-tumorais em células7 mononucleares no sangue10 periférico.

O objetivo do trabalho foi estudar os efeitos do chá de extrato de folhas do mamão papaia no crescimento de várias linhagens de células7 tumorais e na atividade anti-tumoral de linfócitos humanos.

Foi observado aumento significativo da atividade inibitória das linhagens de células7 tumorais. Nas células7 mononucleares do sangue10 periférico a produção de IL-2 e IL-4 foi reduzida, enquanto que a de IL-12p40, de IL-12p70, de IFN-γ e de TNF-α  foi aumentada, sem inibição do crescimento. A expressão de 23 genes imunomoduladores foi realçada, sendo o CCL2, CCL7, CCL8 e SERPINB genes representativos deste efeito e podem servir como marcadores da ação imunomoduladora do extrato de folhas de papaia. Estas respostas parecem ser dose dependentes.

Além disso, os pesquisadores identificaram os componentes ativos do extrato, os quais inibem o crescimento de células7 tumorais e estimulam efeitos anti-tumorais.

Uma vez que o extrato de papaia pode mediar resposta imune Th1, estes resultados sugerem tratamentos e medidas preventivas potenciais para doenças como o câncer1, alergias e desenvolvimento de vacinas.

Fonte: Journal of Ethnopharmacology – volume 127, de 17 de fevereiro de 2010

 

NEWS.MED.BR, 2010. Chá com extrato de folhas do mamão papaia mostra efeito anti-tumoral e imunomodulador em pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/56800/cha-com-extrato-de-folhas-do-mamao-papaia-mostra-efeito-anti-tumoral-e-imunomodulador-em-pesquisa-publicada-no-journal-of-ethnopharmacology.htm>. Acesso em: 14 nov. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
3 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
4 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
5 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
6 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
7 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
8 Citoquina: Citoquina ou citocina é a designação genérica de certas substâncias segregadas por células do sistema imunitário que controlam as reações imunes do organismo.
9 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
10 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

08/04/2010 - Complemento feito por Vera
Re: Chá com extrato de folhas do mamão papaia mostra efeito anti-tumoral e imunomodulador em pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology
Uma vez me ensinaram tomar o chá da folha seca do mamão para prevenir a dengue. Acredito que seja por que ele através da produção de moléculas do tipo citoquina Th1 regulam o sistema imunológico e causa uma certa imunidade contra o mosquito da dengue. Talvez seja isto...

18/03/2010 - Complemento feito por neuza
Re: Chá com extrato de folhas do mamão papaya mostra efeito anti-tumoral e imunomodulador em pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology
que maravilha essa descoberta tantas pessoas morrem desse mal e acredito sinceramente que nosso criador prove saidas atravez da natureza ,parabêns ao pesquisadores e que sejam iluminados por Deus !

  • Entrar
  • Assinar