Sete ou mais porções de frutas e legumes diariamente aumentam os benefícios para a saúde, em estudo do Jornal de Epidemiologia e Saúde Comunitária
Pesquisadores da University College London usaram um levantamento de dados de saúde1 realizado entre 2001 e 2008, na Inglaterra, sobre os hábitos alimentares de uma amostra aleatória de 65.226 participantes, com idade de 35 anos ou mais. Estes dados foram relacionados às informações sobre mortalidade2 do Reino Unido até o primeiro trimestre de 2013. O objetivo foi avaliar se o consumo diário de frutas e legumes beneficia a saúde1 da população geral da Inglaterra.
Métodos de regressão de Cox foram utilizados em tal análise. Foi realizada uma associação entre o consumo de frutas e vegetais e todas as causas de mortalidade2 cardiovascular e câncer3, com ajustes para idade, sexo, classe social, educação, índice de massa corporal4 (IMC5), consumo de álcool e atividade física.
O consumo de frutas e vegetais foi associado à diminuição da mortalidade2 por todas as causas. Esta associação foi mais pronunciada quando se excluíram as mortes dentro de um ano do início do estudo. O consumo de frutas e vegetais foi associado à redução do câncer3 e da mortalidade2 cardiovascular. Os vegetais podem ter uma associação mais forte com a mortalidade2 do que o consumo de frutas. O consumo de legumes ou salada foram fatores de proteção, enquanto o consumo de frutas congeladas ou em conserva foi associado ao aumento da mortalidade2.
Concluiu-se que existe uma forte associação inversa entre consumo de frutas e vegetais e a mortalidade2, com os maiores benefícios observados para aqueles que consomem sete ou mais porções desses alimentos diariamente.
Fonte: Journal of Epidemiology and Community Health, de 31 de março de 2014