Obesidade vai ultrapassar o álcool como a principal causa de cirrose hepática nas próximas duas décadas, segundo Christopher Hawkey, presidente da British Society of Gastroenterology
Médico experiente, professor e presidente da British Society of Gastroenterology alertou que a obesidade1 vai ultrapassar o álcool como causa principal de cirrose2 hepática3 em um futuro não muito distante. O comentário do professor Christopher Hawkey veio após uma pesquisa de opinião mostrar que cinco em cada seis pessoas desconhecem a associação entre cirrose2 e excesso de peso. Ele disse também que a obesidade1 é o maior problema a ser enfrentando neste século.
A obesidade1 vai aumentar o risco de desenvolver vários tipos de tumores malignos, vai fazer crescer a necessidade de realização de cirurgias no joelho e no quadril e, projetando para o futuro, ultrapassará o álcool como maior causa de cirrose2 hepática3 dentro de duas décadas.
A pesquisa da British Society of Gastroenterology (BSG) mostrou que, enquanto a maioria das pessoas entendem que a obesidade1 causa diabetes4, hipertensão arterial5 e infertilidade6, poucos compreendem que ela também pode causar certos tipos de tumores malignos ou problemas hepáticos.
A média de idade para mortes por doenças do fígado7 é de 59 anos, comparada a idade entre 82 e 84 para mortes para doenças cardíacas, pulmonares e derrames cerebrais.
A cirrose2 é a quinta maior causa de morte no Reino Unido. Nos últimos 10 anos houve um aumento de cinco vezes nos casos desta doença em pessoas com idades entre 35 e 55 anos.
Para o presidente da BSG, a opção mais saudável é comer pequenas porções várias vezes ao dia e reduzir a ingestão de carnes vermelhas ou mesmo deixar de ingeri-las.
Fonte: guardian.co.uk