Atalho: 6KPHLIX
Gostou do artigo? Compartilhe!

Estafilococcus aureus: mel pode ajudar a combater infecções hospitalares, segundo estudo da Universidade de Sydney

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Um estudo realizado na Faculdade de Ciências da Universidade de Sydney, na Austrália, mostrou que uma variedade de mel típica da Nova Zelândia, o mel Manuka, pode ser um eficiente agente no tratamento de infecções1 de pele2 e no combate a infecções1 hospitalares causadas pelo estafilococcus aureus oxacilino resistente (MARSA).

Cientistas da Universidade de Sydney, orientados pelo professor Dee Carter, descobriram que o mel Manuka contém uma substância altamente tóxica para a bactéria3 estafilococcus aureus oxacilino resistente (MARSA), a qual é resistente a vários antibióticos e pode provocar  infecções1 hospitalares graves. Esta substância é conhecida como metilglioxal.

Teoricamente, o metilglioxal também seria tóxico aos seres humanos, mas há outras substâncias no mel que evitam este efeito nas células4 humanas, ao mesmo tempo em que promove a destruição das bactérias. Os pesquisadores esperam que, no futuro, produtos esterilizados à base de mel possam substituir pomadas antibacterianas no tratamento de algumas doenças de pele2.

Ainda são necessários novos estudos para comprovar os efeitos do mel Manuka como medicamento alternativo.

Fonte: Innovations

NEWS.MED.BR, 2009. Estafilococcus aureus: mel pode ajudar a combater infecções hospitalares, segundo estudo da Universidade de Sydney. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/37558/estafilococcus-aureus-mel-pode-ajudar-a-combater-infeccoes-hospitalares-segundo-estudo-da-universidade-de-sydney.htm>. Acesso em: 19 out. 2020.

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
Gostou do artigo? Compartilhe!