Gostou do artigo? Compartilhe!

Declina a mortalidade cardiovascular nas regiões mais desenvolvidas do Brasil, segundo estudo de pesquisadores brasileiros

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

As doenças cardiovasculares1 são a principal causa de morte no mundo. Artigo publicado na Revista Panamericana de Salud Pública por pesquisadores da UERJ, UFRJ e Fiocruz mostra que a taxa de mortalidade2 por doenças cardiovasculares1 no Brasil diminuiu no período estudado. No entanto, são esperados aumentos graduais para as próximas décadas, o que indica a necessidade de prevenção dessas doenças.

Foram avaliados dados oficiais sobre mortalidade2 e estimativa populacional entre os anos de 1980 e 2003. Os resultados mostram que, ao descreverem as tendências da mortalidade2 cardiovascular no Brasil ao longo de 24 anos e investigarem as diferenças de acordo com os grupos de doenças, região sociopolítica, sexo e idade, as taxas de mortalidade2 por doenças cardiovasculares1 decresceram, no período investigado, de 287,3 para 161,9 por 100 mil habitantes - redução anual média de 3,9%.

As reduções foram observadas em todas as faixas etárias e grupos de doenças, com o acidente vascular cerebral3 (derrame4) exibindo o maior declínio, de 95,2 para 52,6 por 100 mil habitantes (média de 4% ao ano), seguido pelas doenças coronarianas, de 80,3 para 49,2 por 100 mil habitantes (3,6% ao ano). Essas reduções foram observadas principalmente em regiões mais desenvolvidas.

Apesar destes resultados, um aumento gradual nas mortes por doença cardiovascular é esperado para as próximas décadas e esforços adicionais para  prevenção são necessários.

Fonte: Revista Panamericana de Salud Pública – Volume 25, n°. 1

NEWS.MED.BR, 2009. Declina a mortalidade cardiovascular nas regiões mais desenvolvidas do Brasil, segundo estudo de pesquisadores brasileiros. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/33193/declina-a-mortalidade-cardiovascular-nas-regioes-mais-desenvolvidas-do-brasil-segundo-estudo-de-pesquisadores-brasileiros.htm>. Acesso em: 16 dez. 2019.

Complementos

1 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
4 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
Gostou do artigo? Compartilhe!