Atalho: 6HZMUJ6
Gostou do artigo? Compartilhe!

Artigo de revisão: ômega-3 PUFA pode não beneficiar a função cognitiva de idosos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O efeito do ômega-3 PUFA sobre a demência1 ainda não está estabelecido. Uma revisão de três ensaios clínicos2 randomizados sobre o assunto, envolvendo 3.536 participantes, não mostrou benefícios da suplementação3 de ômega-3 PUFA na função cognitiva4 de idosos cognitivamente saudáveis. Os efeitos colaterais5 mais frequentemente relatados são leves problemas gastrointestinais.

A demência1 é uma doença progressiva que afeta principalmente idosos. Estudos observacionais anteriores sugerem que o aumento do consumo de óleos de peixes ricos em ácidos graxos poli-insaturados pode reduzir a chance de desenvolver demência1, enquanto outros estudos não revelaram nenhum efeito. Peixes como salmão, cavala, arenque e sardinha são uma rica fonte de ômega-3 PUFA , essenciais para o desenvolvimento do cérebro6.

Os autores da revisão, publicada pela The Cochrane Library, incluíram estudos em que os participantes, com idade acima de 60 anos, estavam cognitivamente saudáveis no início da pesquisa. Eles foram randomizados para receber, em sua dieta, suplemento com ômega-3 PUFA ou placebo7 (como o azeite). Os principais desfechos de interesse eram novos casos de demência1 diagnosticados durante o período do estudo, o declínio cognitivo8, os efeitos colaterais5 e a aderência à intervenção.

Em dois estudos os participantes foram aleatoriamente designados para receber cápsulas de gel contendo ômega-3 PUFA ou azeite ou óleo de girassol por 6 ou 24 meses. No terceiro estudo, os participantes foram aleatoriamente designados para receber margarina por 40 meses (margarina regular versus margarina fortificada com ômega-3 PUFA).

Os resultados da revisão não mostraram benefícios para a função cognitiva4 com a suplementação3 de ômega-3 PUFA entre os idosos cognitivamente saudáveis. Os suplementos com ômega-3 PUFA podem ter outros benefícios para a saúde9 e os autores comentam que o consumo de peixe é recomendado como parte de uma dieta saudável. Estudos adicionais de longa duração são necessários para identificar os possíveis efeitos da suplementação3 com ômega-3 PUFA na prevenção do declínio cognitivo8 em idosos.

Fonte: The Cochrane Library, publicação online de junho de 2012

NEWS.MED.BR, 2012. Artigo de revisão: ômega-3 PUFA pode não beneficiar a função cognitiva de idosos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/304080/artigo-de-revisao-omega-3-pufa-pode-nao-beneficiar-a-funcao-cognitiva-de-idosos.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
2 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
3 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
4 Cognitiva: 1. Relativa ao conhecimento, à cognição. 2. Relativa ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
5 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
6 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
7 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
8 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!