Atalho: 6GG4102
Gostou do artigo? Compartilhe!

Mamadeiras, chupetas e copinhos com tampas de canudos estão associados a lesões em crianças, principalmente aquelas entre um e dois anos de idade, publicado pelo Pediatrics

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Uma análise retrospectiva foi realizada utilizando dados do National Electronic Injury Surveillance System, de crianças menores de três anos de idade tratadas em serviços de emergência1 dos Estados Unidos (1991-2010) com lesão2 associada à mamadeira, chupeta ou copos com tampas de canudos.

Cerca de 45 mil crianças menores de 3 anos foram tratadas nos departamentos de emergência1 com lesões3 relacionadas a estes produtos durante o período de estudo, uma média de 2.270 casos por ano. A maioria dos acidentes envolveu mamadeiras (65,8%), em seguida chupetas (19,9%) e copinhos com canudos (14,3%). O mecanismo mais comum foi a queda durante o uso do produto (86,1% das lesões3). Lacerações foram o diagnóstico4 mais comum (70,4%) e a região do corpo mais lesada foi a boca5 (71,0%). As crianças mais frequentemente acometidas por tais lesões3 foram aquelas de um ano de idade que estão aprendendo a andar e ainda usam tais produtos. As crianças entre um e dois anos de idade tinham três vezes mais chances de ter uma laceração em comparação com qualquer outro diagnóstico4. O mau funcionamento do produto foi relativamente incomum (4,4% dos casos).

Este estudo é o primeiro a usar uma amostra americana nacionalmente representativa para examinar os ferimentos associados ao uso destes produtos. Dado o número de lesões3, especialmente aquelas associadas a quedas durante o uso, são necessários maiores esforços para promover o uso adequado, garantir a segurança no design de produto e aumentar a consciência da necessidade de transição para um copo sem tampa e o abandono das chupetas, segundo orientações da Academia Americana de Pediatria.

Fonte: Pediatrics, publicação online de 14 de maio de 2012

NEWS.MED.BR, 2012. Mamadeiras, chupetas e copinhos com tampas de canudos estão associados a lesões em crianças, principalmente aquelas entre um e dois anos de idade, publicado pelo Pediatrics. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/299430/mamadeiras-chupetas-e-copinhos-com-tampas-de-canudos-estao-associados-a-lesoes-em-criancas-principalmente-aquelas-entre-um-e-dois-anos-de-idade-publicado-pelo-pediatrics.htm>. Acesso em: 8 abr. 2020.

Complementos

1 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
2 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
4 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
5 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
Gostou do artigo? Compartilhe!