Atalho: 6E2WJKL
Gostou do artigo? Compartilhe!

Dieta rica em gordura saturada pode diminuir contagem de espermatozoides. Ômega-3 ajuda a melhorar morfologia espermática

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pesquisadores dos departamentos de Nutrição1 e de Saúde2 Ambiental da Harvard School of Public Health, em Boston, examinaram a relação entre uma dieta rica em gorduras e a qualidade do sêmen3, mostrando que as gorduras saturadas4 estão negativamente relacionadas à concentração do esperma5, mas que uma alta ingestão de ômega-3 está positivamente relacionada à morfologia dos espermatozoides6. O artigo foi publicado pelo periódico Human Reproduction.

Dados de 99 homens foram estudados para examinar a relação entre a ingestão de gorduras e a qualidade do esperma5. Os níveis de ácidos graxos no esperma5 e no líquido seminal7 foram medidos por cromatografia gasosa.

Os homens eram principalmente caucasianos (89%), com uma média de idade de 36,4 anos, 71% estavam com sobrepeso8 ou obesos e 67% nunca foram fumantes. A maior ingestão de gordura saturada9 foi negativamente relacionada à contagem total de espermatozoides6 no esperma5 e à sua concentração. Homens que ingeriam a maior quantidade de gordura saturada9 tiveram uma contagem 43% mais baixa e 38% menor na concentração de espermatozoides6 do que os homens que ingeriam menos gorduras saturadas4. A maior ingestão de ômega-3 foi relacionada a uma morfologia espermática mais favorável.

Novos estudos, com amostras maiores, são necessários para confirmar tais achados.

Fonte: Human Reproduction, publicação online de 13 de março de 2012

 

NEWS.MED.BR, 2012. Dieta rica em gordura saturada pode diminuir contagem de espermatozoides. Ômega-3 ajuda a melhorar morfologia espermática. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/292330/dieta-rica-em-gordura-saturada-pode-diminuir-contagem-de-espermatozoides-omega-3-ajuda-a-melhorar-morfologia-espermatica.htm>. Acesso em: 16 out. 2019.

Complementos

1 Nutrição: Incorporação de vitaminas, minerais, proteínas, lipídios, carboidratos, oligoelementos, etc. indispensáveis para o desenvolvimento e manutenção de um indivíduo normal.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Sêmen: Sêmen ou esperma. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O sêmen é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
4 Gorduras saturadas: Elas são encontradas principalmente em produtos de origem animal. Em temperatura ambiente, apresentam-se em estado sólido. Estão nas carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves e peixes), leite e seus derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê.
5 Esperma: Esperma ou sêmen. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O esperma é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
6 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
7 Líquido seminal: Líquido seminal é um líquido pré-ejaculatório, que limpa o canal da uretra, neutralizando o pH e matando possíveis micro-organismos, para que o esperma não seja contaminado.
8 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
9 Gordura saturada: Ela é encontrada principalmente em produtos de origem animal. Em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. Está nas carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves e peixes), leite e seus derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê.
Gostou do artigo? Compartilhe!