Gostou do artigo? Compartilhe!

Médicos alertam sobre risco de lesões articulares causadas pelo excesso de jogo no Wii

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Jogar muito tênis ou golfe no computador pode ser prejudicial para a saúde1, segundo médicos do Leeds Teaching Hospital. Os especialistas, que prevêem um aumento do uso do Nintendo Wii após o Natal, alertam sobre a utilização abusiva deste jogo e o risco de lesões2 articulares, principalmente nos joelhos.

O jogo, que encoraja os participantes a mimetizarem ações realizadas nos esportes, pode causar lacerações nos ligamentos3 do joelho, nos ombros e nos pulsos quando usado em excesso. Os movimentos intuitivos podem resultar em lesões2 musculares e dores, além de reumatismo4 e artrite5 futuramente. Para evitá-las os jogadores devem fazer alongamentos antes do início das atividades e pausas durante o jogo, além de não exagerar no tempo jogando.

Este ano o Wii deve fazer parte dos presentes mais comuns do Natal, mas os médicos do Leeds Teaching Hospital dizem que o risco é especialmente maior para as pessoas que passam muito tempo jogando, jogam de maneira incorreta e que não estão acostumadas a praticar atividades físicas. A lesão6 foi batizada em inglês de “Wii knee”.

A Sociedade Britânica de Cirurgia da Mão7 (The British Society for Surgery of the Hand - BSSH) também alertou sobre o aumento dos danos causados pelo uso excessivo do Wii.

O manual de instruções do Wii orienta o jogador a evitar o excesso de jogo. Durante os jogos, de tempos em tempos, são enviadas mensagens na tela que sugerem um tempo de descanso, para evitar danos às articulações8.

Fonte: Telegraph.co.uk

NEWS.MED.BR, 2008. Médicos alertam sobre risco de lesões articulares causadas pelo excesso de jogo no Wii. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/27825/medicos-alertam-sobre-risco-de-lesoes-articulares-causadas-pelo-excesso-de-jogo-no-wii.htm>. Acesso em: 12 jul. 2020.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Ligamentos: 1. Ato ou efeito de ligar(-se). Tudo o que serve para ligar ou unir. 2. Junção ou relação entre coisas ou pessoas; ligação, conexão, união, vínculo. 3. Na anatomia geral, é um feixe fibroso que liga entre si os ossos articulados ou mantém os órgãos nas respectivas posições. É uma expansão fibrosa ou aponeurótica de aparência ligamentosa. Ou também uma prega de peritônio que serve de apoio a qualquer das vísceras abdominais. 4. Vestígio de artéria fetal ou outra estrutura que perdeu sua luz original.
4 Reumatismo: Termo que é utilizado em geral para se referir ao conjunto de doenças inflamatórias e degenerativas que afetam as articulações e estruturas vizinhas.
5 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.
6 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
7 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
8 Articulações:
Gostou do artigo? Compartilhe!