Atalho: 67UO56O
Gostou do artigo? Compartilhe!

Laptop Wi-Fi próximo aos testículos pode diminuir motilidade dos espermatozoides e aumentar a fragmentação do DNA, diz estudo publicado pela Fertility and Sterility

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Para avaliar os efeitos de computadores portáteis conectados a redes locais sem fio (Wi-Fi) em espermatozoides1 humanos, foi realizado por pesquisadores argentinos um estudo prospectivo2 in vitro com amostras de doadores saudáveis.

As amostras de sêmen3 foram divididas em dois grupos: um deles foi exposto a um laptop conectado à Internet por Wi-Fi durante quatro horas, enquanto o segundo grupo de amostras (não exposto) foi utilizado como controle - incubado sob condições idênticas, sem ser exposto ao laptop.

Amostras de doadores de esperma4, a maioria normospérmica, que foram expostas durante quatro horas a um laptop conectado à Internet sem fio mostrou uma diminuição significativa na motilidade espermática progressiva e um aumento na fragmentação do DNA do esperma4. Os níveis de espermatozoides1 mortos não apresentaram diferenças significativas entre os dois grupos.

O presente estudo analisou 29 amostras de sêmen3 de doadores saudáveis. Os cientistas acreditam que manter um laptop conectado por Wi-Fi próximo aos testículos5 pode diminuir a fertilidade, mas alertam que novos estudos in vivo e in vitro são necessários para provar esta afirmação.

Fonte: Fertility and Sterility, publicação online de 23 de novembro de 2011

 

NEWS.MED.BR, 2011. Laptop Wi-Fi próximo aos testículos pode diminuir motilidade dos espermatozoides e aumentar a fragmentação do DNA, diz estudo publicado pela Fertility and Sterility. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/249835/laptop-wi-fi-proximo-aos-testiculos-pode-diminuir-motilidade-dos-espermatozoides-e-aumentar-a-fragmentacao-do-dna-diz-estudo-publicado-pela-fertility-and-sterility.htm>. Acesso em: 15 set. 2019.

Complementos

1 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
2 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
3 Sêmen: Sêmen ou esperma. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O sêmen é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
4 Esperma: Esperma ou sêmen. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O esperma é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
5 Testículos: Os testículos são as gônadas sexuais masculinas que produzem as células de fecundação ou espermatozóides. Nos mamíferos ocorrem aos pares e são protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada escroto. Têm função de glândula produzindo hormônios masculinos.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

01/12/2011 - Complemento feito por marcos
Re: Laptop Wi-Fi próximo aos testículos pode diminuir motilidade dos espermatozoides e aumentar a fragmentação do DNA, diz estudo publicado pela Fertility and Sterility
Com o avanço rápido da tecnologia, principalmente na área de comunicação, cada vez mais, usa-se radiações ionizantes e ondas eletromagnéticas, que podem interferir nos ciclos de divisão celular, obviamente, que qualquer afirmação relativa a mecanismos de mutagênese, requer inúmeras confirmações, porém existe uma forte associação a mudanças estruturais celulares e hiper exposição a ondas eletromagnéticas, especialmente em céluas germinativas e em tecidos que a velocidade de divisão é maior, como o caso do sistema hematopoiético, onde se conclui que a prevenção também passa pelo bom uso dos equipamentos a nossa disposição, quanto ao tempo de exposição a ondas eletromagnéticas e local mais adequado de suporte para estes aparelhos.

  • Entrar
  • Assinar