Hipotireoidismo subclínico: tratar esta condição pode ajudar a aliviar alguns sintomas psiquiátricos como ansiedade, estresse e depressão
Após revisar a literatura sobre o hipotireoidismo1 subclínico e algumas alterações de humor, o Dr. Russell Joffe, psiquiatra do <i>North Shore-Long Island Jewish Health System</i> e colegas concluíram recentemente que tratar esta condição poderia aliviar alguns sintomas2 psiquiátricos e até mesmo prevenir o declínio cognitivo3 futuro.
Em muitos pacientes com depressão, ansiedade e outros problemas psiquiátricos, os médicos também encontram níveis sanguíneos bastante alterados dos hormônios da tireoide4. Sabe-se que tratar o problema pode levar a melhorias na memória, no humor e na cognição5. Agora os cientistas estão avaliando se tratar o hipotireoidismo1 subclínico também traz benefícios para pacientes6 com problemas psiquiátricos.
Após revisar a literatura sobre o hipotireoidismo1 subclínico e algumas alterações de humor, o Dr. Russell Joffe, psiquiatra do North Shore-Long Island Jewish Health System e colegas concluíram recentemente que tratar esta condição poderia aliviar alguns sintomas2 psiquiátricos e até mesmo prevenir o declínio cognitivo3 futuro.
No hipotireoidismo1 subclínico, os pacientes não exibem sintomas2 de hipotireoidismo1 e têm níveis normais de hormônios tireoideos circulando no organismo. A única anormalidade é um aumento de TSH no sangue7.
Os médicos ainda se questionam se é um problema na tireoide4 que causa sintomas2 psiquiátricos ou se na verdade acontece o contrário. A ideia de tratar o hipotireoidismo1 subclínico também é controversa entre os endocrinologistas. O tratamento hormonal da tireoide4 pode sobrecarregar o coração8 e agravar a osteoporose9 em mulheres. Por outro lado, alguns estudos sugerem que deixar de tratar esta condição pode aumentar o risco da doença de Alzheimer10 e de outras demências.
Novas pesquisas são necessárias para avaliar tal hipótese.
Fonte: New York Times