Atalho: 5RCA019
Gostou do artigo? Compartilhe!

Abertas as inscrições para edição piloto do exame de habilitação em SP

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo dá início hoje, 25 de julho, ao processo de inscrições para a edição piloto do exame de habilitação para recém-formados em Medicina. Poderão participar das provas estudantes do sexto ano e médicos de São Paulo formados há menos de um ano.

O Edital já está disponível no site da Fundação Carlos Chagas, órgão organizador do exame, que constará de duas fases. A primeira – a ser realizada em 9 de outubro – será uma avaliação cognitiva1, com 120 questões. Terá perguntas de áreas próprias da Residência Médica (Pediatria, Ortopedia2, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Clínica Médica e Saúde3 Pública) e outras sobre Saúde3 Mental, Bioética e Ciências Básicas.

Nesta primeira etapa da avaliação, haverá provas nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto e passarão à segunda fase aqueles que acertarem 60% das questões.

A segunda fase – prevista para no máximo 40 dias após a primeira apenas na cidade de São Paulo – será composta por uma avaliação prática, tendo como molde situações problemas mais comuns da prática médica. O Conselho Federal de Medicina estará acompanhando a experiência paulista.

As inscrições poderão ser feitas de 25 de julho a 9 de setembro através do site do CREMESP.

Os resultados individuais não serão divulgados e os aprovados receberão um certificado de aprovação emitido pelo CREMESP.

Fonte: CREMESP

NEWS.MED.BR, 2005. Abertas as inscrições para edição piloto do exame de habilitação em SP. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1029/abertas-as-inscricoes-para-edicao-piloto-do-exame-de-habilitacao-em-sp.htm>. Acesso em: 22 out. 2019.

Complementos

1 Cognitiva: 1. Relativa ao conhecimento, à cognição. 2. Relativa ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
2 Ortopedia: Especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento do sistema locomotor e da coluna vertebral (ossos, articulações, ligamentos, tendões e músculos).
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!