Atalho: 5FE7BHC
Gostou do artigo? Compartilhe!

FDA: possibilidade de risco aumentado de fraturas ósseas com o uso de certos antiácidos como os bloqueadores de bomba de prótons

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Segundo divulgação do Food and Drug Administration (FDA), há um risco aumentado de sofrer fraturas ósseas no quadril, punho e coluna se você está em uso de alguns medicamentos antiácidos1 indicados no tratamento de refluxo gastroesofágico2, azia3, esofagite4 ou úlceras5 gástrica e duodenal.

Estas medicações pertencem à classe dos bloqueadores da bomba de prótons e têm a função de reduzir a secreção ácida do estômago6. Eles estão disponíveis para venda com e sem prescrição médica.

Estão incluídos nesta classe de medicamentos: omeprazol, lansoprazol, esomeprazol, pantoprazol e rabeprazol.

Fonte: FDA

NEWS.MED.BR, 2010. FDA: possibilidade de risco aumentado de fraturas ósseas com o uso de certos antiácidos como os bloqueadores de bomba de prótons. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/59524/fda-possibilidade-de-risco-aumentado-de-fraturas-osseas-com-o-uso-de-certos-antiacidos-como-os-bloqueadores-de-bomba-de-protons.htm>. Acesso em: 14 nov. 2019.

Complementos

1 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
2 Refluxo gastroesofágico: Presença de conteúdo ácido proveniente do estômago na luz esofágica. Como o dito órgão não está adaptado fisiologicamente para suportar a acidez do suco gástrico, pode ser produzida inflamação de sua mucosa (esofagite).
3 Azia: Pirose. Sensação de dor epigástrica semelhante a uma queimadura, geralmente acompanhada de regurgitação de suco gástrico para dentro do esôfago.
4 Esofagite: Inflamação da mucosa esofágica. Pode ser produzida pelo refluxo do conteúdo ácido estomacal (esofagite de refluxo), por ingestão acidental ou intencional de uma substância tóxica (esofagite cáustica), etc.
5 Úlceras: Feridas superficiais em tecido cutâneo ou mucoso que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
6 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
Gostou do artigo? Compartilhe!