Gostou do artigo? Compartilhe!

Pediatrics: dose única ou dupla de dexametasona para tratamento de crise aguda de asma em crianças pode equivaler ao tratamento com cinco dias de prednisona/prednisolona

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A dexametasona tem sido proposta como uma terapia equivalente à prednisona/prednisolona para crises da asma1 aguda em pacientes pediátricos. Apesar de existirem vários pequenos ensaios clínicos2 sobre o tema, os dados de consenso ainda não são claros. Esta revisão sistemática e meta-análise teve como objetivo determinar se a dexametasona intramuscular ou oral é equivalente ou superior a um curso de cinco dias de prednisona ou prednisolona. O desfecho primário de interesse foi o retorno a consultas ou reinternações hospitalares.

A busca no PubMed (Medline) foi feita até 19 de outubro de 2013 usando as palavras-chave dexametasona, decadron, asma1 ou estado de mal asmático, identificando os estudos potenciais. Seis estudos randomizados e controlados, realizados em departamento de emergência3 de crianças ≤ 18 anos de idade, comparando dexametasona com prednisona/prednisolona para o tratamento da asma1 aguda grave foram incluídos. Os dados foram extraídos por quatro autores e verificados por um outro autor. Dois revisores avaliaram a qualidade do estudo de forma independente.

Não houve diferença no risco relativo de recaída entre os dois grupos em nenhum momento. Os pacientes que receberam dexametasona eram menos propensos aos vômitos4, tanto no departamento de emergência3 quanto em casa.

Os profissionais de saúde5 devem considerar os regimes de tratamento com dose única ou com duas doses de dexametasona como uma alternativa viável ao curso de cinco dias de prednisona/prednisolona em crianças com crises de exacerbação da asma1.

Fonte: Pediatrics, publicação online de 10 de fevereiro de 2014

NEWS.MED.BR, 2014. Pediatrics: dose única ou dupla de dexametasona para tratamento de crise aguda de asma em crianças pode equivaler ao tratamento com cinco dias de prednisona/prednisolona. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/522254/pediatrics-dose-unica-ou-dupla-de-dexametasona-para-tratamento-de-crise-aguda-de-asma-em-criancas-pode-equivaler-ao-tratamento-com-cinco-dias-de-prednisona-prednisolona.htm>. Acesso em: 19 set. 2019.

Complementos

1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
3 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
4 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!