Atalho: 6CN2RGC
Gostou do artigo? Compartilhe!

FDA aprova dois novos medicamentos à base de enzimas pancreáticas para auxiliar a digestão dos alimentos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Dois novos medicamentos à base de enzimas pancreáticas usados para ajudar na digestão1 dos alimentos, a Ultresa (pancrelipase) e a Viokace (pancrelipase), foram aprovados pelo Food and Drug Administration (FDA).

A Ultresa é uma cápsula de liberação prolongada usada para tratar crianças e adultos com fibrose cística2 ou com outras condições que levam à dificuldade de digerir alguns alimentos, pois o pâncreas3 não está produzindo enzimas de maneira suficiente.

Viokace, em combinação com um inibidor da bomba de prótons, é utilizado para o tratamento de adultos que não podem digerir alimentos normalmente. Adultos com pancreatite4 crônica ou aqueles que tiveram parte ou a totalidade do pâncreas3 removido (pancreatectomia parcial ou total) não conseguem digerir a comida normalmente por falta das enzimas necessárias ou porque suas enzimas não são liberadas no intestino.

A segurança e a eficácia do Viokace em crianças não foram estabelecidas.

Fonte: FDA

 

NEWS.MED.BR, 2012. FDA aprova dois novos medicamentos à base de enzimas pancreáticas para auxiliar a digestão dos alimentos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/287670/fda-aprova-dois-novos-medicamentos-a-base-de-enzimas-pancreaticas-para-auxiliar-a-digestao-dos-alimentos.htm>. Acesso em: 31 mar. 2020.

Complementos

1 Digestão: Dá-se este nome a todo o conjunto de processos enzimáticos, motores e de transporte através dos quais os alimentos são degradados a compostos mais simples para permitir sua melhor absorção.
2 Fibrose cística: Doença genética autossômica recessiva que promove alteração de glândulas exócrinas do organismo. Caracterizada por infecções crônicas das vias aéreas, que leva ao desenvolvimento de bronquiectasias, insuficiência pancreática exócrina, disfunções intestinais, anormalidades das glândulas sudoríparas e disfunção genitourinária.
3 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
4 Pancreatite: Inflamação do pâncreas. A pancreatite aguda pode ser produzida por cálculos biliares, alcoolismo, drogas, etc. Pode ser uma doença grave e fatal. Os primeiros sintomas consistem em dor abdominal, vômitos e distensão abdominal.
Gostou do artigo? Compartilhe!