Atalho: 64Z127X
Gostou do artigo? Compartilhe!

Anvisa retira anfetaminas do mercado e mantém o registro da sibutramina para tratamento da obesidade

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A Diretoria Colegiada da Anvisa decidiu, nesta terça-feira (4/10), pela retirada dos medicamentos inibidores de apetite do tipo anfetamínico (femproporex, mazindol e anfepramona) do mercado e pela manutenção da sibutramina como medicamento para o tratamento da obesidade1, com a imposição de novas restrições.

Os medicamentos femproporex, mazindol e anfepramona terão seus registros cancelados, ficando proibida a produção, o comércio, a manipulação e o uso destes produtos.

O uso dos anfetamínicos está baseado na prática clínica, que é o tipo de evidência menos segura segundo os padrões atuais para registro de medicamentos. Além disso, há evidências de eventos adversos graves. Esses dados justificam a decisão dos diretores.

Em relação à sibutramina, a diretoria da Anvisa decidiu manter o medicamento no mercado com a inclusão de novas restrições para o uso do produto. O relatório apresentado pelo diretor-presidente, Dirceu Barbano, informa que o perfil de segurança da sibutramina é bem conhecido, o que permite que ela possa ser utilizada em determinadas situações e com um monitoramento rigoroso. Uma das restrições que será estabelecida é a descontinuidade do uso da sibutramina em pacientes que não obtiverem resultados após quatro semanas de uso do produto.

Fonte: Anvisa

Leia a reportagem completa em:

Anvisa mantém registro de sibutramina e cancela anfetamínicos

NEWS.MED.BR, 2011. Anvisa retira anfetaminas do mercado e mantém o registro da sibutramina para tratamento da obesidade. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/242135/anvisa-retira-anfetaminas-do-mercado-e-mantem-o-registro-da-sibutramina-para-tratamento-da-obesidade.htm>. Acesso em: 16 set. 2019.

Complementos

1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

21/10/2011 - Complemento feito por Fernando
Re: Anvisa retira anfetaminas do mercado e mantém o registro da sibutramina para tratamento da obesidade
O abuso de quaisquer drogas (lícitas ou ilícitas) causam danos à saúde. A decisão da ANVISA sobre a retirada dos anfetamínicos do mercado parece desconsiderar que paises como os EUA, cuja droga é proibida, tem um dos maiores índices de obesidade do mundo, maior número de mortes por acidentes coronarianos e demais danos à saúde causados pela doença. Outro fato que a ANVISA parece desconsiderar é o aumento de casos de pacientes com abstinência à droga, presente nas drogarias brasileiras há mais de 20 anos. Estará o sistema de saúde pública brasileiro preparado para assistir a demanda de tais pacientes ou incentivando uma migração para o consumo de drogas pesadas com efeitos muito mais devastadores, como a cocaína e o crack, bem como a importação dos inibidores de apetite, aquecendo o comércio internacional de drogas, uma vez que apenas laboratórios brasileiros fabricam e comercializam o femproporex, anfepramona e o manzidol?...

10/10/2011 - Complemento feito por Henrique
Re: Anvisa retira anfetaminas do mercado e mantém o registro da sibutramina para tratamento da obesidade
Toda medicação quando é bem administrada,não se torna maléfica.a questão é o abuso, a diferença,entre o remédio eo veneno esta na quantidade...Fiz tratamentos com moderadores e não tive problemas..acho que vale a pena uma nova análise da parte da Anvisa.

  • Entrar
  • Assinar