Gostou do artigo? Compartilhe!

Novidades em medicamentos: conheça o que há de novo no mercado farmacêutico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Clopivix (clopidogrel) da empresa farmacêutica Dr.Reddy's

 

O medicamento é indicado para pacientes1 pós-eventos cerebrovasculares isquêmicos (IAM, AVC isquêmico2 e DAP) e contra-indicado para pacientes1 com sangramento patológico ativo ou úlcera péptica3. Está disponível na apresentação de 75 mg de bissulfato de clopidogrel em caixas com 14 ou 28 comprimidos revestidos. 

 

Predsim Gotas: a nova apresentação com 11 mg/ml foi lançada pelo laboratório Mantecorp

 

O conhecido Predsim (fosfato sódico de prednisolona), líder no mercado de corticóides orais, agora é o único corticóide oral de potência média em apresentação gotas. Indicado para o tratamento de doenças endócrinas, osteoarticulares e osteomusculares, reumáticas, do colágeno4, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásicas5 ou outras que respondam ao tratamento com corticosteróides. É uma terapia complementar à convencional.

 

Benalet TSC Xarope da Johnson & Johnson

 

A família Benalet está trazendo para o mercado o novo Benalet TSC Xarope (bromidrato de dextrometorfano) que elimina a tosse seca. Na apresentação de 15 mg/5 ml, o xarope não deve ser prescrito para crianças com menos de 2 anos de idade e está contra-indicado em caso de hipersensibilidade a qualquer componente de sua fórmula.

 

Levcin, a levofloxacina da Sandoz

 

A Sandoz lançou o Levcin, a levofloxacina indicada para o tratamento de infecções6 urinárias e respiratórias. O antibiótico está disponível nas apresentações de 250 mg e 500 mg em caixas com 3, 7 ou 10 comprimidos.

 

Linha de hidratantes de uréia7 Ureativ da Glenmark

 

A Glenmark lançou a linha de hidratantes e umectantes de uréia7 Ureativ. A linha não possui fragrância e está disponível nas concentrações 3%, 5%, 10% e 20%. As embalagens contêm, respectivamente, 150 ml, 50 ml (gel creme com FPS 30), 150 ml e 50g.

 

Doraliv, antitérmico8 e analgésico9, da Aché

 

Nova opção para o tratameto da febre10 e da dor, Doraliv (ibuprofeno) da Aché chegou ao mercado. Pode ser usado por crianças a partir de seis meses de idade e tem início de ação entre 15 a 30 minutos. Pode ser encontrado em frascos de 30 ml (50 mg).

 

Prelone, com nova pipeta dosadora em ml, da Aché

 

A nova pipeta dosadora do Prelone está em mililitros (ml). A apresentação continua a mesma (3 mg/ml), mas todos os médicos devem ficar atentos para a prescrição, que a partir de agora deve ser feita em ml.

 

NEWS.MED.BR, 2008. Novidades em medicamentos: conheça o que há de novo no mercado farmacêutico. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/18420/novidades-em-medicamentos-conheca-o-que-ha-de-novo-no-mercado-farmaceutico.htm>. Acesso em: 14 dez. 2019.

Complementos

1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
2 Isquêmico: Relativo à ou provocado pela isquemia, que é a diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo, ocasionada por obstrução arterial ou por vasoconstrição.
3 Úlcera péptica: Lesão na mucosa do esôfago, estômago ou duodeno. Também chamada de úlcera gástrica ou duodenal. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100% dos casos. Os principais sintomas são: dor, má digestão, enjôo, queimação (azia), sensação de estômago vazio.
4 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
5 Neoplásicas: Que apresentam neoplasias, ou seja, que apresentam processo patológico que resulta no desenvolvimento de neoplasma ou tumor. Um neoplasma é uma neoformação de crescimento anormal, incontrolado e progressivo de tecido, mediante proliferação celular.
6 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Ureia: 1. Resíduo tóxico produzido pelo organismo, resulta da quebra de proteínas pelo fígado. É normalmente removida do organismo pelos rins e excretada na urina. 2. Substância azotada. Composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fusão de 132,7 °C.
8 Antitérmico: Medicamento que combate a febre. Também pode ser chamado de febrífugo, antifebril e antipirético.
9 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
10 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
Gostou do artigo? Compartilhe!