Atalho: 5TC6B7T
Gostou do artigo? Compartilhe!

Anvisa discute proposta para banir do mercado brasileiro inibidores de apetite como a sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza, na próxima quarta-feira (23/02/2011), audiência pública para discutir o cancelamento do registro dos medicamentos que contém sibutramina e dos anorexígenos1 anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol).

Produtos à base de sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol atuam como inibidores de apetite. Eles devem ser retirados do mercado brasileiro, como é o que já acontece em vários países desenvolvidos, devido aos altos riscos à saúde2 que podem acarretar.

Baseado em estudos científicos e no parecer da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme), de 26 de outubro de 2010, a Anvisa recomenda o cancelamento dos medicamentos por apresentarem riscos que superam seus benefícios.

A sibutramina é pouco efetiva na redução de peso e é possível que aumente o risco cardiovascular entre seus usuários. Os anorexígenos1 anfepramona, femproporex e mazindol apresentam graves riscos cardiopulmonares e para o sistema nervoso central3.  Esses fatores tornam insustentável a permanência destes produtos no mercado, mesmo considerando as melhorias já implantadas no processo de controle da venda destes medicamentos no Brasil, segundo informa a Anvisa.

Fonte: Anvisa

Leia a nota técnica da Anvisa

NEWS.MED.BR, 2011. Anvisa discute proposta para banir do mercado brasileiro inibidores de apetite como a sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/172762/anvisa-discute-proposta-para-banir-do-mercado-brasileiro-inibidores-de-apetite-como-a-sibutramina-anfepramona-femproporex-e-mazindol.htm>. Acesso em: 27 fev. 2020.

Complementos

1 Anorexígenos: Que ou o que provoca anorexia (diz-se de substância ou droga), ou seja, que ou o que produz falta ou perda de apetite.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
Gostou do artigo? Compartilhe!