Atalho: 6A9PS1I
Gostou do artigo? Compartilhe!

Fertilização in vitro: a transferência de três ou mais embriões deve ser evitada em qualquer idade. Indicadores prognósticos, como a idade, devem orientar a transferência de um ou dois embriões

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A transferência eletiva1 de um único embrião tem sido proposta como uma estratégia para reduzir o risco de nascimentos múltiplos e os resultados adversos da gravidez2 após fertilização3 in vitro (FIV). No entanto, ainda não está claro se esta abordagem deve ser restrita a mulheres jovens.

Em um estudo prospectivo4 do Reino Unido, publicado pelo The Lancet, realizado pela UK Human Fertilisation and Embryology Authority, foi investigado se o número de nascidos vivos varia de acordo com o número de embriões transferidos, em relação à idade materna. Foram comparadas as taxas de nascidos vivos, nascimentos múltiplos, baixo peso ao nascer (<2,5 kg), nascimento pré-termo (<37 semanas), prematuridade grave (<33 semanas) em mulheres com menos de 40 anos e naquelas com 40 anos ou mais.

Foram avaliados 124.148 ciclos de FIV, com 33.514 nascidos vivos. A razão de probabilidade de nascimentos vivos foi maior em mulheres com 40 anos ou mais do que naquelas com menos de 40 anos, quando dois embriões eram transferidos em comparação com embrião único, mas a diferença absoluta em risco de nascidos vivos foi menor. A razão de probabilidade e as diferenças de risco absoluto de nascimento múltiplo, nascimento prematuro e baixo peso ao nascer foram menores em mulheres com 40 anos ou mais do que em mulheres mais jovens (análises foram feitas em 32.732 ciclos em que havia um nascido vivo e os dados sobre a idade gestacional e o peso ao nascer estavam completos). As taxas de nascimentos vivos não aumentaram com a transferência de três embriões, mas o risco de resultados perinatais adversos aumentou.

A transferência de três ou mais embriões, em qualquer idade, deve ser evitada. A decisão de transferir um ou dois embriões deve ser baseada em indicadores prognósticos como a idade.

Fonte: The Lancet, publicação online, de 12 de janeiro de 2012

NEWS.MED.BR, 2012. Fertilização in vitro: a transferência de três ou mais embriões deve ser evitada em qualquer idade. Indicadores prognósticos, como a idade, devem orientar a transferência de um ou dois embriões. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/255210/fertilizacao-in-vitro-a-transferencia-de-tres-ou-mais-embrioes-deve-ser-evitada-em-qualquer-idade-indicadores-prognosticos-como-a-idade-devem-orientar-a-transferencia-de-um-ou-dois-embrioes.htm>. Acesso em: 20 set. 2020.

Complementos

1 Eletiva: 1. Relativo à eleição, escolha, preferência. 2. Em medicina, sujeito à opção por parte do médico ou do paciente. Por exemplo, uma cirurgia eletiva é indicada ao paciente, mas não é urgente. 3. Cujo preenchimento depende de eleição (diz-se de cargo). 4. Em bioquímica ou farmácia, aquilo que tende a se combinar com ou agir sobre determinada substância mais do que com ou sobre outra.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Fertilização: Contato entre espermatozóide e ovo, determinando sua união.
4 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

18/01/2012 - Complemento feito por marcos
Re: Fertilização in vitro: a transferência de três ou mais embriões deve ser evitada em qualquer idade. Indicadores prognósticos, como a idade, devem orientar a transferência de um ou dois embriões
A fertilização in vitro deve ser considerada, baseada em critérios específicos, porém devemos lembrar, que apenas a união das células germinativas ocorrem fora do ambiente biológico normal.

Então, a partir do momento da tranferência e implantação do embrião, o ambiente de desenvolvimento da criança é exatamente o mesmo de qualquer gravidez, então todos os cuidados com a gravidez são necessários.

Um dos critérios a se levar em conta é a idade materna, pois embora a fertilização seja in vitro, o óvulo e o espermatozóide, ao se unirem , geram uma nova vida, que irá ser implantada e as reproduções celulares no embrião são em grande velocidade , o que requer um organismo materno sadio, e sabemos que quanto mais anexos embrionários presentes no organismo, a demanda por nutrientes essenciais é maior, sendo que a avaliação da capacidade de suportar uma gestação deve ser bem criteriosa, a cargo de profissionais qualificados.

Para garantir que as intercorrências naturais de uma gestação, possam ser diminuídas, os estudos indicam que a presença de no máximo dois embriões, é recomendada, podendo dar maior segurança a todo o processo gestacional.

  • Entrar
  • Assinar