Gostou do artigo? Compartilhe!

Estudo revela: fumantes podem ser até 40% mais propensos à impotência

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
Os homens que fumam 20 ou mais cigarros por dia têm 40% mais chances de sofrer de impotência1 sexual que os não-fumantes, concluiu um estudo publicado nesta semana na Grã-Bretanha. A pesquisa, feita pelo Centro de Saúde2 Australiano e publicada no British Medical Journal, aponta que existe um vínculo direto entre o número de cigarros que um homem fuma e a possibilidade de sofrer de impotência1 sexual.

Os especialistas entrevistaram oito mil australianos com idades entre 16 e 59 anos e os submeteram a exames médicos. Os voluntários precisaram responder sobre seus hábitos de fumante e sobre sua vida sexual.

Um entre dez declarou ter problemas para conseguir uma ereção3. Desse total, 25% admitiu ser fumante. Cerca de 6% das pessoas que disseram fumar mais de 20 cigarros por dia afirmaram sofrer de algum tipo de disfunção sexual.

Comparando-os aos não-fumantes, os homens que disseram fumar mais de 20 cigarros ao dia têm 40% mais chance de desenvolver problemas de ereção3.

Fonte: British Medical Journal

Notícia relacionada:
O cigarro pode influenciar o padrão de distribuição de gordura4 corporal
NEWS.MED.BR, 2006. Estudo revela: fumantes podem ser até 40% mais propensos à impotência. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1239/estudo-revela-fumantes-podem-ser-ate-40-mais-propensos-a-impotencia.htm>. Acesso em: 15 dez. 2019.

Complementos

1 Impotência: Incapacidade para ter ou manter a ereção para atividades sexuais. Também chamada de disfunção erétil.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Ereção: 1. Ato ou efeito de erigir ou erguer. 2. Inauguração, criação. 3. Levantamento ou endurecimento do pênis.
4 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
Gostou do artigo? Compartilhe!