Atalho: 5VHPVLW
Gostou do artigo? Compartilhe!

Novos medicamentos no mercado: clique e veja as novidades

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Aglucose® da Sigma Pharma para diabéticos tipo 2

O  Aglucose®, da Sigma Pharma, é uma nova opção de tratamento para o diabetes tipo 21 que previne o desenvolvimento da doença em pacientes com intolerância à glicose2, possui eficácia comprovada e custo acessível. Tem como princípio ativo a acarbose3 que retarda a absorção de glicose2, sendo especialmente indicado para o controle da glicemia pós-prandial4.

Cerca de 1300 pacientes com alto risco para desenvolver diabetes tipo 21 receberam acarbose3 ou placebo5 em um estudo que durou 3 anos. Os resultados mostraram que o grupo que utilizou a acarbose3 obteve uma redução de 25% para os riscos de desenvolver a doença. Em pacientes com diagnóstico6 de diabetes7, o seguimento foi de 5 anos em 2000 pacientes e mostrou uma redução progressiva na hemoglobina glicosilada8, na glicemia pós-prandial4 e na glicemia de jejum9 desses pacientes.

O medicamento já está nas farmácias e drogarias em caixas com 30 comprimidos nas apresentações de 100mg e 50mg. O custo do medicamento é cerca de 50% mais baixo que os atualmente disponíveis no mercado.


Poliginax está de volta ao mercado


A Solvay Farma está relançando o Poliginax (sulfato de polimixina B, sulfato de neomicina, nistatina, tinidazol) com nova formulação, que facilita o uso do produto por ser um antiinfeccioso vaginal de amplo espectro. Indicado para tratar as vaginites mais freqüentes, tais como candidíase10, trichomoníase e vaginose bacteriana, o Poligionax pode ser encontrado em duas apresentações: creme vaginal e cápsulas vaginais.

A Solvay Farma está relançando o Poliginax (sulfato de polimixina B, sulfato de neomicina, nistatina, tinidazol) com nova formulação, que facilita o uso do produto por ser um antiinfeccioso vaginal de amplo espectro. Indicado para tratar as vaginites mais freqüentes, tais como candidíase10, trichomoníase e vaginose bacteriana, o Poligionax pode ser encontrado em duas apresentações: creme vaginal e cápsulas vaginais.


Acebroflina: Genérico da Neoquímica

Broncodilatador11, mucolítico e expectorante para o tratamento sintomático12 das patologias agudas e crônicas do aparelho respiratório13. Usado na hipersecreção, traqueobronquites, rinofaringites, laringotraqueítes, pneumoconioses14 e bronquiectasias, assim como nas patologias pulmonares acompanhadas de broncoespasmo15.

Broncodilatador11, mucolítico e expectorante para o tratamento sintomático12 das patologias agudas e crônicas do aparelho respiratório13. Usado na hipersecreção, traqueobronquites, rinofaringites, laringotraqueítes, pneumoconioses14 e bronquiectasias, assim como nas patologias pulmonares acompanhadas de broncoespasmo15.


Curativos Kobme da empresa Kobme


Nova linha de curativos em formatos especiais. Os modelos vão dos tradicionais aos fluorescentes (ideal para crianças). São práticos e oferecem resistência maior na água. Disponíveis nos modelos Neon Band, Aqua Band, Rex Band, Slim Band Plus.


Epidrat Sensi

Desenvolvido pela Schering Plough, com matérias primas especialmente direcionadas para a limpeza da pele16 e do couro cabeludo sensíveis. É hipoalergênico, sem fragrância, corante ou parabenos. Possui duas apresentações: sabonete líquido com 60 gramas e shampoo com 120 ml. Desenvolvido pela Schering Plough, com matérias primas especialmente direcionadas para limpeza da pele16 e do couro cabeludo sensíveis. É hipoalergênico, sem fragrância, corante ou parabenos. Possui duas apresentações: sabonete líquido com 60 gramas e shampoo com 120 ml.


Epidrat Lábios


A Schering Plough também lançou o Epidrat Lábios, um protetor labial com filtro de proteção solar 30, à base de manteigas de cupuaçu e de karité. Tem ação hidratante, emoliente e suavizante, minimizando o desconforto causado pelo excesso de sol, frio ou clima seco. Protege contra UVA e UVB.


Tiorfan: antidiarréico da Bagó Brasil


Tiorfan (racecadotrila) trata a diarréia17 aguda agindo diretamente sobre o intestino, sem qualquer interferência no sistema nervoso central18. Não causa constipação19 e não tem efeitos colaterais20 significantes. A caixa possui 9 cápsulas de racecadotrila com 100 mg cada uma. Deve ser usado somente com prescrição médica.


Loratamed: antialérgico do Grupo CIMED

Para uso pediátrico e adulto, o Loratamed (loratadina10 mg ou 1mg/ml) chega ao mercado na forma de xarope ou comprimidos. Só deve ser usado em crianças com mais de 2 anos. É indicado para alívio imediato dos sintomas21 associados ao resfriado comum ou à rinite22 alérgica, como coriza23, espirros, prurido24 nasal, ardor25 e coceira ocular. Também trata os sinais26 e sintomas21 da urticária27 e de outras afeações dermatológicas alérgicas. Não causa sonolência.

NEWS.MED.BR, 2006. Novos medicamentos no mercado: clique e veja as novidades. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/1100/novos-medicamentos-no-mercado-clique-e-veja-as-novidades.htm>. Acesso em: 15 mai. 2021.

Complementos

1 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
2 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
3 Acarbose: Medicamento hipoglicemiante de uso oral para tratamento do diabetes tipo 2. Ele bloqueia a enzima alfa glicosidase que digere o amido dos alimentos. O resultado é uma redução do aumento do açúcar no sangue durante todo o dia, especialmente após as refeições.
4 Glicemia pós-prandial: Teste de glicose feito entre 1 a 2 horas após refeição.
5 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
6 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
7 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
8 Hemoglobina glicosilada: Hemoglobina glicada, hemoglobina glicosilada, glico-hemoglobina ou HbA1C e, mais recentemente, apenas como A1C é uma ferramenta de diagnóstico na avaliação do controle glicêmico em pacientes diabéticos. Atualmente, a manutenção do nível de A1C abaixo de 7% é considerada um dos principais objetivos do controle glicêmico de pacientes diabéticos. Algumas sociedades médicas adotam metas terapêuticas mais rígidas de 6,5% para os valores de A1C.
9 Glicemia de jejum: Teste que checa os níveis de glicose após um período de jejum de 8 a 12 horas (frequentemente dura uma noite). Este teste é usado para diagnosticar o pré-diabetes e o diabetes. Também pode ser usado para monitorar pessoas com diabetes.
10 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
11 Broncodilatador: Substância farmacologicamente ativa que promove a dilatação dos brônquios.
12 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
13 Aparelho respiratório: O aparelho respiratório transporta o ar do meio externo aos pulmões e vice-versa e promove a troca de gases entre o sangue e o ar.
14 Pneumoconioses: Reação fibrosa crônica dos pulmões à inalação de poeiras, marcada especialmente por perda da expansibilidade, fibrose e pigmentação. Elas recebem nomes diversos segundo o tipo de poeira inalada.
15 Broncoespasmo: Contração do músculo liso bronquial, capaz de produzir estreitamento das vias aéreas, manifestado por sibilos no tórax e falta de ar. É uma contração vista com freqüência na asma.
16 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
17 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
18 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
19 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
20 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
21 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
22 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
23 Coriza: Inflamação da mucosa das fossas nasais; rinite, defluxo.
24 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
25 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
26 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
27 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

02/03/2006 - Complemento feito por Daniela
Re: Novos medicamentos no mercado: clique e veja as novidades
Muito útil para a atualizaçao do médico, que geralmente tem pouco tempo para dispender procurando essas informaçoes na internet ou revistas.
Gostaria de sugerir a criaçao de links em cada citaçao de medicamento para os interessados em mais detalhes do produto.
Grata.

02/03/2006 - Complemento feito por Waldir
Re: Novos medicamentos no mercado: clique e veja as novidades
A forma como foram tecidos os comentarios sobre o medicamento Aglucose a ser lançado pela Sigma Pharma dá a impressão que a pesquisa foi estudada por este laboratorio, quando na verdade ele foi pesquisado pelo Laboratorio Bayer e já esta no mercado brasileiro há longa data.

01/03/2006 - Complemento feito por Nélio
Re: Novos medicamentos no mercado: clique e veja as novidades
Extremamente útil para nós médicos, que querem estar atualizados.
Muito obrigado

26/02/2006 - Complemento feito por Lenine
Re: Novos medicamentos no mercado: clique e veja as novidades
Acho que deveriam colocar nesses novos medicamentos, resumido, é claro, os principais inconvenientes e mesmo complicações dos mesmos, ou desvantagens.
Grato,
Dr. Lenine Brandão

24/02/2006 - Complemento feito por Nélio
Re: Novos medicamentos no mercado: clique e veja as novidades
Excelente publicação para nos manter informado.

  • Entrar
  • Receber conteúdos