Gostou do artigo? Compartilhe!

JAMA: associação de AINH com risco de sangramento e eventos cardiovasculares em pacientes que recebem terapia antitrombótica após infarto do miocárdio

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O tratamento antitrombótico está indicado para uso em pacientes pós-infarto do miocárdio1 (IM). No entanto, o uso concomitante de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) poderia representar problemas de segurança para esses pacientes.

Com o objetivo de examinar o risco de eventos hemorrágicos2 e cardiovasculares entre pacientes que tiveram IM, que estão em uso de medicações antitrombóticas e para os quais a terapia com anti-inflamatórios não hormonais (AINHs) também foi prescrita foi realizado um estudo publicado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA).

Usando registros administrativos da Dinamarca (2002-2011) foram estudados pacientes em uso de AINEs com tratamento antitrombótico em curso após o primeiro evento de IM e vivos trinta dias após a alta hospitalar. Os indivíduos tinham 30 anos de idade ou mais. O tratamento subsequente com aspirina, clopidogrel ou anticoagulantes3 orais e suas combinações, assim como o uso concomitante de AINEs em curso, foi determinado.

As principais consequências e medidas foram o risco de sangramento (requerendo hospitalização) ou um desfecho cardiovascular composto (morte cardiovascular, IM recorrente não fatal e acidente vascular cerebral4) de acordo com o AINE em andamento e a terapia antitrombótica, calculado utilizando-se modelos de regressão de Cox ajustados dependentes do tempo.

Foram incluídos 61.971 pacientes (idade média de 67,7 [SD, 13,6] anos; 63% homens); destes, 34% usavam pelo menos um AINH. O número de mortes durante um período de acompanhamento médio de 3,5 anos foi de 18.105 (29,2%). Um total de 5.288 eventos hemorrágicos2 (8,5%) e 18.568 eventos cardiovasculares (30%) ocorreu. As taxas de incidência5 de sangramento (eventos por 100 pessoas-ano) foram de 4,2 (IC 95%, 3,8-4,6) com tratamento concomitante com AINH e 2,2 (IC 95%, 2,1-2,3) sem tratamento com AINH, ao passo que as taxas de eventos cardiovasculares foram de 11,2 (IC 95%, 10,5-11,9) e 8,3 (IC 95% 8,2-8,4). A análise de regressão multivariada de Cox ajustada encontrou aumento do risco de sangramento com o tratamento com AINEs em comparação com nenhum tratamento com AINEs (hazard ratio 2,02 [IC 95% 1,81-2,26]) e o aumento do risco cardiovascular também foi observado (hazard ratio 1,40 [IC 95% 1,30-1,49]). Um aumento do risco de eventos hemorrágicos2 e cardiovasculares foi evidente com o uso concomitante de AINEs, independentemente do tratamento antitrombótico, tipos de AINHs ou duração do tratamento.

Concluiu-se que entre os pacientes que receberam a terapia antitrombótica após o IM, o uso de AINEs foi associado ao aumento do risco de hemorragia6 e de excesso de eventos trombóticos7, mesmo após o tratamento em curto prazo. Mais pesquisas são necessárias para confirmar estes resultados. No entanto, os médicos devem ter cautela na prescrição de AINEs apropriados para os pacientes que apresentam IM recente.

Fonte: The Journal of the American Medical Association (JAMA), volume 313, número 8, de 24 de fevereiro de 2015

NEWS.MED.BR, 2015. JAMA: associação de AINH com risco de sangramento e eventos cardiovasculares em pacientes que recebem terapia antitrombótica após infarto do miocárdio. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/744867/jama-associacao-de-ainh-com-risco-de-sangramento-e-eventos-cardiovasculares-em-pacientes-que-recebem-terapia-antitrombotica-apos-infarto-do-miocardio.htm>. Acesso em: 14 out. 2019.

Complementos

1 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
2 Hemorrágicos: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
3 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
4 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
5 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
6 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
7 Trombóticos: Relativo à trombose, ou seja, à formação ou desenvolvimento de um trombo (coágulo).
Gostou do artigo? Compartilhe!