Atalho: 6OBA7I9
Gostou do artigo? Compartilhe!

Altas concentrações de licopeno no soro reduzem risco de derrame em homens, publicado na revista Neurology

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Várias pesquisas com o objetivo de avaliar se o consumo de frutas e vegetais e os níveis de carotenoides séricos têm sido associados com a diminuição do risco de acidente vascular cerebral1 já foram feitas, mas os resultados têm sido inconsistentes. Um estudo de follow up, com base populacional, foi realizado no Departamento de Medicina e Instituto de Saúde2 Pública e Nutrição3 Clínica da Universidade do Leste da Finlândia, com o objetivo de examinar se as concentrações séricas dos principais carotenoides, do α-tocoferol e do retinol estão relacionadas com derrames em homens.

A população estudada foi de 1.031 homens finlandeses, com idades entre 46 e 65 anos, da coorte4 Kuopio Ischaemic Heart Disease Risk Factor. As concentrações séricas de carotenoides foram medidas por cromatografia líquida de alta performance. As associações entre as concentrações séricas de licopeno, α-caroteno, β-caroteno, α-tocoferol e retinol e o risco de acidentes vasculares5 cerebrais foram avaliadas por modelos de riscos proporcionais de Cox.

Os resultados mostraram um total de 67 eventos de AVC, dentre eles 50 acidentes cerebrais isquêmicos, durante uma média de 12,1 anos de acompanhamento. Após ajustes estatísticos, os homens no quartil mais alto de concentrações séricas de licopeno tiveram riscos 59% e 55% menores de acidente vascular cerebral1 isquêmico6 e qualquer outro tipo de acidente vascular cerebral1, respectivamente, em comparação com os homens no quartil mais baixo. Alfa-caroteno, β-caroteno, α-tocoferol e retinol não foram relacionados ao risco de acidentes vasculares5 cerebrais.

Este estudo prospectivo7 mostra que altas concentrações séricas de licopeno, como o consumido em tomates e em produtos à base de tomate, diminuem o risco de acidente vascular cerebral1 em homens.

Fonte: Neurology, volume 79, número 15, de 9 de outubro de 2012 

NEWS.MED.BR, 2012. Altas concentrações de licopeno no soro reduzem risco de derrame em homens, publicado na revista Neurology. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/322665/altas-concentracoes-de-licopeno-no-soro-reduzem-risco-de-derrame-em-homens-publicado-na-revista-neurology.htm>. Acesso em: 8 dez. 2019.

Complementos

1 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Nutrição: Incorporação de vitaminas, minerais, proteínas, lipídios, carboidratos, oligoelementos, etc. indispensáveis para o desenvolvimento e manutenção de um indivíduo normal.
4 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
5 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
6 Isquêmico: Relativo à ou provocado pela isquemia, que é a diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo, ocasionada por obstrução arterial ou por vasoconstrição.
7 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
Gostou do artigo? Compartilhe!