Gostou do artigo? Compartilhe!

Apoio aos pacientes: Brincadeiras que estimulam o cérebro do seu filho

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Para estimular adequadamente o seu filho, sugerimos algumas brincadeiras para o primeiro ano de vida. É importante sabermos que o aprendizado ocorre durante todo o ciclo de vida  e cada momento deve ser aproveitado com carinho e dedicação.

Dos 0 aos 3 meses de vida

Se você passou a mão1 na barriga e conversou com seu bebê durante a gestação, ele vai conhecer a sua voz após o nascimento. Quando seu bebê estiver deitado de costas2, vá até um dos lados do berço e chame-o pelo nome. Continue dizendo seu nome até que ele mova os olhos3 ou a cabeça4 na direção da voz. Depois vá até o outro lado do berço e diga seu nome outra vez.

Massageie delicadamente o bebê enquanto sorri, olhe-o nos olhos3 e chame-o pelo nome. Você pode usar um óleo apropriado para a pele5 do bebê para tornar essa massagem mais agradável.

Pegue o bebê no colo6 e balance-o dizendo as palavras: "Tetéia, gracinha, amo você". Ao dizer a palavra "você", beije uma parte do seu corpo - cabeça4, nariz7, dedos dos pés. Essa brincadeira promove a ligação mãe e filho. Quanto mais um bebê é abraçado, aconchegado e pego no colo6, tanto mais seguro e independente será no futuro.

Coloque música instrumental suave ou canções de ninar para o seu bebê. Principalmente aquelas que você escutou a partir da 35° semana de gestação. Músicas com melodias que se repetes acalmam a criança porque é o tipo de som que ela escutava dentro do útero8.

Os bebês9 gostam de olhar para rostos. Faça diferentes expressões faciais e sons para desenvolver a visão10 e a audição de seu filho. Cante uma música e faça movimentos exagerados com a boca11. Ponha a  língua12 para fora, faça sons com os lábios.

Procure esfregar os braços de seu bebê em texturas diferentes como cetim, lã, tecidos felpudos, malha. Isso aumenta a consciência de si e do mundo.

Coloque móbiles preto e branco pendurados no berço do seu filho. Mais tarde substitua-os por móbiles coloridos.

Cante para o seu filho enquanto tiver trocando suas fraldas, sorria enquanto estiver cantando. É uma maneira delicada e aumenta a ligação entre vocês.

Dos 3 aos 6 meses

Pegue vários brinquedos coloridos e, um de cada vez, mova-os lentamente para a frente e para trás diante de seu bebê para estimular sua visão10.

Pegue as mãos13 do seu bebê e bata palminhas delicadamente em frente ao seu rosto. Ao fazer isso cante uma música: bate palminha, bate, ...

Usando o indicador e o dedo médio, dê batidinhas bem delicadas em diferentes partes do corpo do seu bebê. Ao dar a batidinha, diga o nome daquela parte do corpo.

Pense em todos os lugares para os quais é bom olhar. Mostre-os para seu bebê: janelas próximas a árvores, pássaros voando, carros andando na rua, pessoas caminhando, etc.

Para incentivar o domínio da linguagem, grave os sons de seu bebê e coloque para ele escutar. Se ele gostar de ouvir os sons gravados, tente fazer o mesmo com sons da natureza: pássaros, cachoeira, ondas do mar, etc.

Chutar desenvolve a coordenação motora e os bebês9 adoram fazer. Use sapatinhos de bebês9 com fitas coloridas, eles adoram olhar para elas enquanto chutam. Balance um chocalho ou um sininho diante dos seus pezinhos e mostre-lhe como chutar o chocalho e o sininho.

Dos 6 aos 9 meses

Cante suas músicas para seu filho. Depois recite as mesmas palavras de formas diferentes: sussurrando, com voz suave, alto e em falsete. Crianças constantemente estimuladas por palavras quase sempre são fluentes aos três anos de idade.

Os bebês9 gostam de comer com as mãos13, pois assim experimentam uma sensação intensa de poder e controle. Coloque algumas ervilhas e pedaços de cenoura cozidos na mesa em frente ao seu filho e mostre como colocá-los na boca11 com as mãos13.

Acene com os pés e as mãos13 de seu bebê para pessoas e animais de estimação. Isso reforça os laços afetivos com o seu bebê.

Coloque algumas esponjas na água do banho e esprema para que a água escorra por suas mãos13, braços, cabeça4 e outras partes do corpo. Mostre ao seu filho como apertá-la para que a água escorra. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora de músculos14 pequenos.

Brinque todos os dias com os livros junto com o seu filho. Escolha aqueles com frases curtas e ilustrações simples. Deixe que o bebê segure e passe as páginas. Apenas cite o nome das ilustrações. A história vem depois.

Empilhe almofadas no chão e deixe que seu filho se divirta com elas. Ajuda a desenvolver a coordenação de músculos14 grandes.

Dos 9 aos 12 meses

Escolha uma música para cantar enquanto dá banho no seu filho. O melhor é escolher uma que fale de algo que sobe e desce. Use o sabonete e a toalha de banho e suba lentamente pelo braço do bebê ao cantar uma parte da música que fala de subir. Faça o movimento inverso com a parte que fala de descer. Você também pode usar um brinquedo e movimentá-lo para cima e para baixo.

Jogue um cubo ou uma bolinha na banheira e veja se o seu filho consegue pegá-lo com um copo ou uma xícara. Mostre a ele como fazer.

Ajude o seu filho a adquirir consciência do mundo. Sente-se no chão com ele de frente para você e faça movimentos incentivando-o a imitá-lo. Faça uma careta engraçada, ponha a língua12 para fora e faça sons esquisitos, mova a cabeça4 em diferentes direções, imite animais, deite-se de costas2 e chute o ar. Faça isso também em frente a um espelho.

Brinquedos de empilhar oferecem o desenvolvimento por meio do elemento lúdico. Incentive-o a empilhar na ordem de maior para menor e de menor para maior, jogar os anéis para que eles entrem em um eixo, colocar os anéis nos dedos da criança, colocar os anéis na boca11, fazê-los girar.

Sente o seu bebê no colo6, de frente para você e cante uma música enquanto segura as mãos13 do bebê. Na última palavra de cada verso, bata suas mãozinhas ao mesmo tempo que enfatiza essa última palavra.

Leve seu bebê para passear ao ar livre e ajude-o a explorar o ambiente. Ajude-o a focalizar uma coisa de cada vez. Empurre o carrinho e pare diante de coisas interessantes para conversar a respeito. Converse sobre três ou quatro coisas em cada passeio.

Toda criança precisa de atenção concentrada para se sentir amada. Deixe seu filho se sentir merecedor do seu amor, reserve um tempo para estar plenamente com ele todos os dias.
NEWS.MED.BR, 2006. Apoio aos pacientes: Brincadeiras que estimulam o cérebro do seu filho. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/para-pacientes/1335/apoio-aos-pacientes-brincadeiras-que-estimulam-o-cerebro-do-seu-filho.htm>. Acesso em: 4 abr. 2020.

Complementos

1 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
2 Costas:
3 Olhos:
4 Cabeça:
5 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
6 Colo: O segmento do INTESTINO GROSSO entre o CECO e o RETO. Inclui o COLO ASCENDENTE; o COLO TRANSVERSO; o COLO DESCENDENTE e o COLO SIGMÓIDE.
7 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
8 Útero: É o maior órgão do sistema reprodutor feminino. Sua função principal é receber o óvulo fertilizado e dar-lhe todas as condições para o seu desenvolvimento.
9 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
10 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
11 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
12 Língua:
13 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
14 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

27/04/2009 - Complemento feito por ethel
Re: Apoio aos pacientes: Brincadeiras que estimulam o cérebro do seu filho
excelente o texto , de facil entendimento
vou aproveitar para passar adiante o texto no consultório

  • Entrar
  • Assinar