Transplante Recupera Função Motora em Ratos
O transplante de células-tronco1 embriogênicas humanas derivadas de oligodendrócitos de progenitores restaurou a locomoção de ratos com lesão2 aguda na medula espinhal3.
A desmielinização contribui para a perda de função motora após dano na medula espinhal3. Uma estratégia terapêutica4 potencial envolve a reposição de células5 formadoras de mielina6. O transplante de células5 tronco embriogênicas humanas - derivadas de oligodendrócitos de progenitores (OPCs) em ratos adultos com lesão2 espinhal aumentaram a remielinização e promoveram melhora da função motora.
OPCs foram injetadas em um grupo de ratos 7 dias após o dano espinhal e, em outro grupo, após 10 meses do dano. Em ambos os casos, as células5 transplantadas sobreviveram, se redistribuíram em pequenas distâncias e se diferenciaram em oligodendrócitos.
Em contraste, quando transplantadas após 10 meses do dano, não houve aumento da remielinização ou melhora na locomoção. Estes estudos documentam a possibilidade de pré-diferenciação de células-tronco1 embriogênicas humanas em células5 funcionais derivadas de oligodendrócitos de progenitores e demonstraram seu potencial terapêutico em lesões7 espinhais recentes.
Hans Keirstead, professor assistente de anatomia e neurobiologia do Centro de Pesquisa do Reeve-Irvine Research Center, relatou também que os ratos recuperaram as funções vesical8 e intestinal. Os cientistas esperam começar os estudos em humanos em 2006.
Fonte: The Journal of Neuroscience
Equipe Médica Centralx9