Atalho: 5RC9Y3O
Gostou do artigo? Compartilhe!

Celulares digitais podem aumentar a incidência de tumores cerebrais em áreas rurais

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A pesquisa avaliou 1429 pacientes com idade entre 20 e 80 anos que  foram diagnosticados, de 1997 a 2000, com tumores cerebrais benignos ou malignos. Estes pacientes foram comparados a 1470 adultos saudáveis de mesma idade, vivendo nas mesmas áreas.

Um efeito mais pronunciado foi observado em moradores rurais que usam telefones celulares, principalmente no que se refere à incidência1 de tumores cerebrais malignos. Segundo os cientistas, o uso de telefones analógicos ou sem fio não causou qualquer efeito. No entanto, os moradores das zonas rurais que usavam celulares digitais apresentaram três vezes mais chances de desenvolver tumor2 do que os usuários da zona urbana, que tinham o mesmo risco da população em geral. Especificamente para tumores malignos, o risco chega a ser oito vezes maior para aqueles que vivem na zona rural. Segundo o chefe da equipe de pesquisadores, professor Lennart Hardell, a causa do aumento do risco parece ser a elevada emissão de microondas, porque as estações-base estão mais distantes umas das outras do que nas cidades.

Os próprios pesquisadores, no entanto, afirmam que os dados encontrados se referem a um número pequeno de pessoas. O conselho seria adotar precaução usando kits viva voz e reduzindo o uso destes aparelhos por crianças até que as pesquisas sejam avaliadas apropriadamente.

Para o diretor executivo da Associação de Operadoras de Celular da Grã-Bretanha, Mike Dolan, o "estudo gera hipóteses, na melhor interpretação, e as constatações não acompanham os resultados de estudos recentes na Dinamarca e na Suécia, os quais não encontraram ligação entre tumores cerebrais e uso de celular".

Fonte: Occupational and Environmental Medicine.

Equipe Médica Centralx3

NEWS.MED.BR, 2005. Celulares digitais podem aumentar a incidência de tumores cerebrais em áreas rurais. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/897/celulares-digitais-podem-aumentar-a-incidencia-de-tumores-cerebrais-em-areas-rurais.htm>. Acesso em: 23 out. 2019.

Complementos

1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
3 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
Gostou do artigo? Compartilhe!