Atalho: 5RC9YUM
Gostou do artigo? Compartilhe!

Testes sangüíneos podem predizer a recorrência de câncer gástrico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pesquisadores coreanos sugerem que um teste sangüíneo que detecte níveis circulantes de uma proteína pode permitir aos médicos identificar pacientes com risco recorrente de câncer1 gástrico.

Embora pacientes que passaram por uma ressecção de um câncer1 gástrico sejam acompanhados regularmente com tomografia computadorizada2 abdominal e dosagens sangüíneas de antígeno3 carcinoembrionário ( CEA ), isto não se traduziu em um método confiável para predizer a recorrência4.

Notando que a reação em cadeia da polimerase (PCR5) pode detectar um gene específico em uma pequena amostra e que estudos prévios relatam a detecção de células6 cancerígenas em linfonodos7, medula óssea8 ou sangue9 periférico usando transcriptase reversa (RT)-PCR5 para o RNAm do gene do CEA (RNAmCEA), Jun Suk e colaboradores da Korea University em Seoul decidiram investigar mais a fundo.

Eles examinaram amostras de sangue9 de 46 pacientes com câncer1 gástrico que tinham feito ressecção curativa prévia, examinando10 a presença de RNAmCEA a cada dois meses usando RT-PCR5.

Os resultados publicados no American Journal of Clinical Oncology mostraram que todos os pacientes que mudaram de RNAmCEA negativo em seu sangue9 periférico para RNAmCEA positivo tiveram recorrência4 de câncer1 gástrico.

Em comparação, nenhum do grupo negativo de conversão, 50% dos que eram sempre positivos e 10,5% dos que eram sempre negativos para RNAmCEA tiveram recorrência4 de câncer1 gástrico. Isto dá uma recorrência4 global de 66,7% para pacientes11 positivos e 5,4% para pacientes11 negativos.

A equipe diz: "Concluímos que a análise de RNAmCEA usando RT-PCR5 em sangue9 periférico parece ser uma ferramenta promissora para a detecção precoce da circulação12 micrometastáticas de células6 tumorais em pacientes com carcinoma13 gástrico, e pode ser usada de forma proveitosa para identificar pacientes com risco de recorrência4". Entretanto, um estudo clínico futuro bem desenvolvido será a garantia para avaliar a significância a longo prazo deste método nas implicações de terapêutica14 e de prognóstico15.

Fonte: American Journal of Clinical Oncology

Equipe Médica Centralx16

NEWS.MED.BR, 2005. Testes sangüíneos podem predizer a recorrência de câncer gástrico. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/894/testes-sanguineos-podem-predizer-a-recorrencia-de-cancer-gastrico.htm>. Acesso em: 26 fev. 2020.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Tomografia computadorizada: Exame capaz de obter imagens em tons de cinza de “fatias” de partes do corpo ou de órgãos selecionados, as quais são geradas pelo processamento por um computador de uma sucessão de imagens de raios X de alta resolução em diversos segmentos sucessivos de partes do corpo ou de órgãos.
3 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
4 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
5 PCR: Reação em cadeia da polimerase (em inglês Polymerase Chain Reaction - PCR) é um método de amplificação de DNA (ácido desoxirribonucleico).
6 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
7 Linfonodos: Gânglios ou nodos linfáticos.
8 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
9 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
10 Examinando: 1. O que será ou está sendo examinado. 2. Candidato que se apresenta para ser examinado com o fim de obter grau, licença, etc., caso seja aprovado no exame.
11 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
12 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
13 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
14 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
15 Prognóstico: 1. Juízo médico, baseado no diagnóstico e nas possibilidades terapêuticas, em relação à duração, à evolução e ao termo de uma doença. Em medicina, predição do curso ou do resultado provável de uma doença; prognose. 2. Predição, presságio, profecia relativos a qualquer assunto. 3. Relativo a prognose. 4. Que traça o provável desenvolvimento futuro ou o resultado de um processo. 5. Que pode indicar acontecimentos futuros (diz-se de sinal, sintoma, indício, etc.). 6. No uso pejorativo, pernóstico, doutoral, professoral; prognóstico.
16 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
Gostou do artigo? Compartilhe!