Gostou do artigo? Compartilhe!

Fatores genéticos e dietéticos influenciam a progressão da catarata, principalmente a ingestão de vitamina C

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Para determinar a herdabilidade da progressão da catarata1 e explorar prospectivamente o efeito de micronutrientes2 na dieta sobre a progressão da catarata1 foi realizado um estudo prospectivo3 de coorte4. Os dados estavam disponíveis para 2054 gêmeas brancas da coorte4 TwinsUK. O acompanhamento e as medições de catarata1 estavam disponíveis para 324 das gêmeas (151 monozigóticos e 173 gêmeos dizigóticos).

A catarata1 nuclear foi medida utilizando uma medida quantitativa da densidade nuclear obtida a partir de imagens digitais Scheimpflug. Os dados dietéticos estavam disponíveis a partir de questionários de frequência alimentar EPIC. A herdabilidade foi modelada usando a máxima verossimilhança de equações estruturais de modelagem dupla. A associação entre a mudança da catarata1 nuclear e os micronutrientes2 foi investigada usando análise de regressão linear e multinomial. O intervalo médio entre o exame inicial e o exame de acompanhamento foi de 9,4 anos.

O modelo mais apropriado estimou que a herdabilidade da progressão da catarata1 nuclear foi de 35% e fatores ambientais individuais explicaram os 65% restantes de variância. Dieta rica em vitamina5 C protegia contra ambos - catarata1 nuclear no início e progressão da catarata1, enquanto o manganês e a ingestão de suplementos de micronutrientes2 foram protetores contra a catarata1 nuclear somente na linha de base.

Concluiu-se que os fatores genéticos explicaram 35% da variância na progressão da catarata1 nuclear ao longo de um período de 10 anos. Os fatores ambientais foram responsáveis pela variância restante e, em particular, uma dieta rica em vitamina5 C protegeu contra a progressão da catarata1 avaliada em cerca de 10 anos após o início do estudo.

 

Fonte: Ophthalmology, em abril de 2016

NEWS.MED.BR, 2016. Fatores genéticos e dietéticos influenciam a progressão da catarata, principalmente a ingestão de vitamina C. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/824469/fatores-geneticos-e-dieteticos-influenciam-a-progressao-da-catarata-principalmente-a-ingestao-de-vitamina-c.htm>. Acesso em: 2 mar. 2021.

Complementos

1 Catarata: Opacificação das lentes dos olhos (opacificação do cristalino).
2 Micronutrientes: No grupo dos micronutrientes estão as vitaminas e os minerais. Esses nutrientes estão presentes nos alimentos em pequenas quantidades e são indispensáveis para o funcionamento adequado do nosso organismo. Exemplos: cálcio, ferro, sódio, etc.
3 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
4 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
Gostou do artigo? Compartilhe!