Gostou do artigo? Compartilhe!

Dieta rica em vegetais de folhas verdes pode ajudar na prevenção do glaucoma primário de ângulo aberto

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Para avaliar a associação entre a ingestão de nitratos na dieta, principalmente os derivados de vegetais de folhas verdes, e o glaucoma1 primário de ângulo aberto (GPAA), foram acompanhadas bianualmente as participantes do Nurses’ Health Study (63.893 mulheres; 1984-2012) e os participantes do Health Professionals Follow-up Study (41.094 homens; 1986-2012). Os participantes elegíveis tinham 40 anos ou mais, estavam livres de GPAA e relatavam exames oftalmológicos periódicos.

A exposição primária foi a ingestão de nitrato na dieta. Informações sobre dieta e possíveis fatores de confusão foram atualizados com questionários validados.

O principal resultado foi a incidência2 de GPAA e seus subtipos. 1.483 casos foram confirmados com os registros médicos e classificados em subtipos definidos pela pressão intra-ocular (≥22 ou de <22 mmHg) ou pelo padrão de perda de campo visual3 (CV) ao diagnóstico4 (apenas perda periférica ou perda paracentral precoce).

Durante o seguimento de 1.678.713 pessoas-ano foram identificados 1.483 casos incidentes5 de GPAA. A média de idade para os 1.483 casos foi de 66,8 anos. Após análises estatísticas, observou-se que a maior ingestão de nitratos na dieta, principalmente provenientes de vegetais de folhas verdes, foi associada ao menor risco de GPAA, particularmente o subtipo de GPAA com perda paracentral precoce de campo visual3 no momento do diagnóstico4.

 

Fonte: JAMA Ophthalmology, publicação online, de 14 de janeiro de 2016

NEWS.MED.BR, 2016. Dieta rica em vegetais de folhas verdes pode ajudar na prevenção do glaucoma primário de ângulo aberto. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/816534/dieta-rica-em-vegetais-de-folhas-verdes-pode-ajudar-na-prevencao-do-glaucoma-primario-de-angulo-aberto.htm>. Acesso em: 28 jan. 2020.

Complementos

1 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
2 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
3 Campo visual: É toda a área que é visível com os olhos fixados em determinado ponto.
4 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
5 Incidentes: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
Gostou do artigo? Compartilhe!