Gostou do artigo? Compartilhe!

Tinea genital: uma nova entidade de doença sexualmente transmissível?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Um trabalho com publicação online pelo periódico Sexually Transmitted Infections investigou casos recentes de tinea genital em pessoas que viajaram para o Sudeste Asiático. As conclusões mostram que a atividade sexual deve ser considerada como um meio potencialmente importante de transmissão de Trichophyton interdigitale.

Pacientes com tinea na região genital, que surgiu após relação sexual ocorrida no Sudeste Asiático, foram submetidos a uma avaliação mais aprofundada, incluindo microscopia, culturas e análises de DNA.

A casuística incluiu sete pacientes. Em seis pacientes, o Trichophyton interdigitale (também conhecido como Trichophyton mentagrophytes) foi detectado. Três pacientes sofriam de uma reação inflamatória do tecido1 mole e dois deles necessitaram de hospitalização devido à dor severa. Em quatro pacientes a cura com cicatrização foi observada. Cinco pacientes foram declarados incapacitados para o trabalho.

Concluiu-se que a atividade sexual deve ser considerada como um meio potencialmente importante, anteriormente subestimada, de transmissão de T. interdigitale. Para evitar alopecia2 cicatricial irreversível, o início imediato do tratamento antifúngico é essencial e o isolamento adequado e a identificação do agente patogênico3 é obrigatória.

Fonte: Sexually Transmitted Infections, publicação online, de 12 de junho de 2015

NEWS.MED.BR, 2015. Tinea genital: uma nova entidade de doença sexualmente transmissível?. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/794964/tinea-genital-uma-nova-entidade-de-doenca-sexualmente-transmissivel.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
2 Alopécia: Redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter evolução progressiva, resolução espontânea ou ser controlada com tratamento médico. Quando afeta todos os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal.
3 Patogênico: 1. Relativo a patogenia, patogênese ou patogenesia. 2. Que provoca ou pode provocar, direta ou indiretamente, uma doença.
Gostou do artigo? Compartilhe!