Gostou do artigo? Compartilhe!

JAMA: associação entre asma e risco de desenvolver apneia obstrutiva do sono

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A síndrome1 da apneia obstrutiva do sono2 (SAOS) é mais comum entre pacientes com asma3, mas ainda desconhecemos se a asma3 está associada ao desenvolvimento da SAOS. Com o objetivo de analisar esta relação, foi realizado um estudo publicado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA).

O estudo prospectivo4 epidemiológico, de base populacional, conhecido como Wisconsin Sleep Cohort Study, teve início em 1988. Os participantes adultos foram recrutados a partir de uma amostra aleatória de funcionários do estado de Wisconsin para participar de estudos de polissonografia5 em intervalos de quatro anos. Asma3 e outras informações foram avaliadas durante os estudos de polissonografia5 até março de 2013. Os participantes elegíveis foram identificados como livres da SAOS (índice de apneia-hipopneia6 [IHA] menor do que cinco eventos/hora e não tratados) por dois estudos de polissonografia5 no início da pesquisa. Havia 1.105 intervalos de acompanhamento de quatro anos fornecidos por 547 participantes (52% mulheres; média de idade no início do estudo foi de 50 anos). Questionários avaliaram a presença e duração do diagnóstico7 médico auto-relatado de asma3.

Associações de presença e duração da asma3 com incidências de quatro anos de ambos, SAOS (IAH ≥5 ou tratamento de pressão positiva das vias respiratórias) e SAOS com sonolência diurna habitual foram estimadas usando medidas repetidas de regressão de Poisson, com ajuste para fatores de confusão.

As conclusões mostraram que a asma3 foi associada a um aumento do risco de novos casos de SAOS (SAOS incidente8). Estudos investigando os mecanismos subjacentes a esta associação e o valor da avaliação periódica da SAOS em pacientes com asma3 estão garantidos.

Fonte: JAMA, volume 313, número 2, de 13 de janeiro de 2015

NEWS.MED.BR, 2015. JAMA: associação entre asma e risco de desenvolver apneia obstrutiva do sono. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/740177/jama-associacao-entre-asma-e-risco-de-desenvolver-apneia-obstrutiva-do-sono.htm>. Acesso em: 23 out. 2021.

Complementos

1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Apnéia obstrutiva do sono: Pausas na respiração durante o sono.
3 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
4 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
5 Polissonografia: Exame utilizado na avaliação de algumas das causas de insônia.
6 Índice de apneia-hipopneia: Índice de apneia-hipopneia (IAH) é definido como o número de apnéia-hipopnéia por hora de sono. Considera-se síndrome de apnéia obstrutiva discreta se o IAH for de 6 a 20; moderada se de 21 a 50 e grave quando acima de 50.
7 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
8 Incidente: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
Gostou do artigo? Compartilhe!