JAMA: tramadol e o risco de hospitalização por hipoglicemia em pacientes com dor não oncológica
O tramadol é um analgésico1 opioide fraco cuja utilização tem aumentado rapidamente. Ele tem sido associado a efeitos adversos como a hipoglicemia2. O objetivo da pesquisa, publicada pelo JAMA Internal Medicine, foi avaliar se o uso de tramadol, quando comparado ao uso de codeína, está associado a um aumento do risco de hospitalização por hipoglicemia2.
Uma análise caso-controle aninhada foi realizada com informações do United Kingdom Clinical Practice Research Datalink ligado ao banco de dados do Hospital Episodes Statistics de todos os pacientes recém-tratados com tramadol ou codeína para a dor não oncológica, entre 1998 e 2012. Análises de coorte3 e de caso-cruzado também foram conduzidas para avaliar a consistência dos resultados.
Os casos de hospitalização por hipoglicemia2 foram pareados com até dez controles para idade, sexo e tempo de seguimento. O odds ratio (OR) e os intervalos de confiança de 95% (IC) foram estimados comparando o uso de tramadol ao uso de codeína. A análise de coorte3, com índices de propensão de alta dimensão ajustada de escore de risco (HR) e IC 95%, foi realizada comparando tramadol com codeína nos primeiros trinta dias após o início do tratamento. Finalmente, uma análise de caso cruzado também foi realizada, no qual a exposição ao tramadol em um período de risco de trinta dias imediatamente antes da internação para a hipoglicemia2 foi comparado a onze períodos consecutivos de controle de trinta dias. O ORs e os ICs de 95% foram estimados usando análise de regressão logística condicional.
O estudo incluiu 334.034 doentes, dos quais 1.105 foram hospitalizados por hipoglicemia2 durante o seguimento (incidência4 de 0,7 por mil por ano), combinados a 11.019 controles. Comparado à codeína, o uso de tramadol foi associado a um aumento do risco de hospitalização por hipoglicemia2 (OR 1,52 [IC 95% 1,09-2,10]), particularmente elevado nos primeiros trinta dias de uso (OR 2,61 [IC 95% 1,61-4,23]). Estes trinta dias de aumento do risco foi confirmado na análise de coorte3 (HR 3,60 [IC 95%, 1,56-8,34]) e na análise de caso-cruzado (OR 3,80 [IC 95% 2,64-5,47]).
Concluiu-se que o início da terapia com o tramadol está associado a um risco aumentado de hipoglicemia2 requerendo hospitalização. Estudos adicionais são necessários para confirmar esse evento adverso raro, mas potencialmente fatal.
Fonte: JAMA Internal Medicine, publicação online de 8 de dezembro de 2014