Gostou do artigo? Compartilhe!

Diabetologia: aumentar o consumo de café em mais uma xícara ao dia pode reduzir o risco de diabetes tipo 2

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Já é conhecida a hipótese de que o consumo de café e chá tem sido associado a um menor risco de diabetes tipo 21, mas pouco se sabe sobre como as mudanças no consumo de café e chá influenciam no risco subsequente para o diabetes tipo 21. Pesquisadores americanos examinaram as associações entre as mudanças no consumo de café e chá durante quatro anos e o risco de diabetes tipo 21 nos quatro anos subsequentes.

Foram acompanhados prospectivamente 48.464 mulheres do Nurses’ Health Study (NHS; 1986–2006), 47.510 mulheres do NHS II (1991-2007) e 27.759 homens do Health Professionals Follow-up Study (HPFS; 1986–2006). A dieta foi avaliada a cada quatro anos através de um questionário validado de frequência alimentar. Casos incidentes2 auto-relatados de diabetes tipo 21 foram validados por meio de questionários complementares.

Durante o acompanhamento de 1.663.319 pessoas/anos, foram documentados 7.269 casos novos de diabetes tipo 21. Os participantes que aumentaram seu consumo de café por mais de uma xícara/dia (variação média=1,69 xícaras/dia) durante um período de quatro anos tiveram um risco 11% (IC 95% 3%-18%) menor de desenvolver diabetes tipo 21 em comparação com aqueles que não fizeram alterações no consumo. Os participantes que reduziram o consumo de café em mais de uma xícara/dia (variação média de menos duas xícaras/dia) tiveram um risco 17% (IC 95% 8%-26%) maior de desenvolver diabetes tipo 21.

Mudanças no consumo de chá não foram associadas ao risco de diabetes tipo 21.

Concluiu-se que os dados do presente estudo fornecem evidências de que o aumento do consumo de café ao longo de um período de quatro anos foi associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 21, enquanto a diminuição no consumo de café está associada a um maior risco de casos novos de diabetes tipo 21 nos anos seguintes.

Fonte: Diabetologia, publicação online de 24 de abril de 2014 

NEWS.MED.BR, 2014. Diabetologia: aumentar o consumo de café em mais uma xícara ao dia pode reduzir o risco de diabetes tipo 2. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/537214/diabetologia-aumentar-o-consumo-de-cafe-em-mais-uma-xicara-ao-dia-pode-reduzir-o-risco-de-diabetes-tipo-2.htm>. Acesso em: 22 nov. 2019.

Complementos

1 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
2 Incidentes: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
Gostou do artigo? Compartilhe!