Gostou do artigo? Compartilhe!

Extrato de chá verde melhora a conectividade parieto-frontal durante o processamento da memória, artigo publicado pelo Psychopharmacology

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Já foi proposto que o extrato de chá verde pode ter um impacto benéfico sobre a função cognitiva1, sugerindo implicações clínicas promissoras. No entanto, os mecanismos neurais subjacentes a este efeito ainda permanecem desconhecidos.

Um estudo conduzido por Stefan Borgwardt, do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Basel, na Suíça, investigou se a ingestão de extrato de chá verde modula a conectividade cerebral durante o processamento da memória e se os parâmetros de conectividade estão relacionados ao desempenho de uma tarefa.

Um estudo duplo-cego2, com voluntários do sexo masculino, saudáveis, que receberam um refrigerante à base de soro3 de leite, contendo 27,5 g de extrato de chá verde, ou uma bebida semelhante sem o chá verde (controle), analisou o efeito de memória na conectividade efetiva entre as regiões frontal e parietal do cérebro4. Os participantes receberam tarefas de memória ao se submeterem à ressonância magnética5 funcional.

O extrato de chá verde aumentou a modulação induzida na memória de trabalho6 de conectividade do lóbulo parietal superior direito ao giro frontal médio. Notavelmente, a magnitude do aumento da conectividade parieto-frontal induzida pelo chá verde foi positivamente correlacionada à melhoria no desempenho de uma tarefa.

Concluiu-se que os resultados fornecem uma primeira evidência para o efeito benéfico do chá verde no funcionamento cognitivo7, em particular, sobre o trabalho de processamento da memória no sistema neural8, sugerindo mudanças na plasticidade de curto prazo das conexões cerebrais parieto-frontais.

A modelagem de conectividade efetiva entre regiões frontal e parietal do cérebro4 durante o processamento da memória de trabalho6 pode ajudar a avaliar a eficácia do chá verde no tratamento de deficiências cognitivas dos transtornos psiquiátricos, tais como a demência9.

Fonte: Psychopharmacology, publicação online de 19 de março de 2014 

NEWS.MED.BR, 2014. Extrato de chá verde melhora a conectividade parieto-frontal durante o processamento da memória, artigo publicado pelo Psychopharmacology. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/536539/extrato-de-cha-verde-melhora-a-conectividade-parieto-frontal-durante-o-processamento-da-memoria-artigo-publicado-pelo-psychopharmacology.htm>. Acesso em: 1 dez. 2020.

Complementos

1 Cognitiva: 1. Relativa ao conhecimento, à cognição. 2. Relativa ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
2 Estudo duplo-cego: Denominamos um estudo clínico “duplo cego” quando tanto voluntários quanto pesquisadores desconhecem a qual grupo de tratamento do estudo os voluntários foram designados. Denominamos um estudo clínico de “simples cego” quando apenas os voluntários desconhecem o grupo ao qual pertencem no estudo.
3 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
4 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
5 Ressonância magnética: Exame que fornece imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético.
6 Memória de trabalho: Atua no momento em que a informação está sendo adquirida, retendo a informação por alguns segundos e, então, a destinando a ser guardada por períodos mais longos ou a ser descartada. A memória de trabalho pode, ainda, armazenar dados por via inconsciente. Difere da memória de curto prazo pois esta trabalha com as informações por algumas horas até que sejam gravadas de forma definitiva.
7 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
8 Sistema Neural: Todo o aparelho nervoso, composto de uma parte central, o cérebro e a medula espinhal, e uma parte periférica, os nervos cranianos e espinhais, gânglios autônomos e plexos. (Stedman, 25ª ed) Sinônimos: Sistema Neural
9 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
Gostou do artigo? Compartilhe!