Diabetes Care: metade dos norte-americanos com diabetes tem também artrite. Pessoas com ambos os diagnósticos apresentam maior limitação de suas atividades
Publicado pelo Diabetes1 Care estudo que estimou a prevalência2 do diagnóstico3 de artrite4 entre americanos dos Estados Unidos e a proporção da limitação de atividades atribuíveis à artrite4 (LAAA) entre aqueles com artrite4 e com diagnóstico3 de diabetes mellitus5 (DM).
Entre os adultos com DM, a prevalência2 de artrite4 e a proporção de LAAA entre adultos com artrite4 foram de 48,1% (9,6 milhões) e 55,0% (5,3 milhões), respectivamente. Após ajustes para outras características, as razões de prevalência2 de artrite4 e de LAAA entre adultos com versus sem DM foram de 1,44 (1,35-1,52) e 1,21 (1,15-1,28), respectivamente. A prevalência2 da artrite4 aumentou com a idade e com o aumento do índice de massa corporal6 (IMC7) e foi maior para as mulheres, brancos não hispânicos e adultos não nativos em comparação com os seus homólogos, tanto entre adultos com e sem DM (todos os valores de P <0,05). Entre os adultos com DM diagnosticado e artrite4, a proporção de LAAA foi associado à obesidade8, mas não foi significativamente associada à idade, sexo e raça/etnia.
Concluiu-se que entre os adultos norte-americanos com DM diagnosticada, quase metade também tem diagnóstico3 de artrite4, além disso, mais da metade das pessoas com ambas as doenças tiveram LAAA. A artrite4 pode ser uma barreira para a atividade física entre os adultos com DM diagnosticado.
Fonte: Diabetes1 Care, volume 35, número 8, de agosto de 2012