Atalho: 6MI4DD0
Gostou do artigo? Compartilhe!

Diabetes Care: metade dos norte-americanos com diabetes tem também artrite. Pessoas com ambos os diagnósticos apresentam maior limitação de suas atividades

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Publicado pelo Diabetes1 Care estudo que estimou a prevalência2 do diagnóstico3 de artrite4 entre americanos dos Estados Unidos e a proporção da limitação de atividades atribuíveis à artrite4 (LAAA) entre aqueles com artrite4 e com diagnóstico3 de diabetes mellitus5 (DM).

Entre os adultos com DM, a prevalência2 de artrite4 e a proporção de LAAA entre adultos com artrite4 foram de 48,1% (9,6 milhões) e 55,0% (5,3 milhões), respectivamente. Após ajustes para outras características, as razões de prevalência2 de artrite4 e de LAAA entre adultos com versus sem DM foram de 1,44 (1,35-1,52) e 1,21 (1,15-1,28), respectivamente. A prevalência2 da artrite4 aumentou com a idade e com o aumento do índice de massa corporal6 (IMC7) e foi maior para as mulheres, brancos não hispânicos e adultos não nativos em comparação com os seus homólogos, tanto entre adultos com e sem DM (todos os valores de P <0,05). Entre os adultos com DM diagnosticado e artrite4, a proporção de LAAA foi associado à obesidade8, mas não foi significativamente associada à idade, sexo e raça/etnia.

Concluiu-se que entre os adultos norte-americanos com DM diagnosticada, quase metade também tem diagnóstico3 de artrite4, além disso, mais da metade das pessoas com ambas as doenças tiveram LAAA. A artrite4 pode ser uma barreira para a atividade física entre os adultos com DM diagnosticado.

Fonte: Diabetes1 Care, volume 35, número 8, de agosto de 2012

NEWS.MED.BR, 2012. Diabetes Care: metade dos norte-americanos com diabetes tem também artrite. Pessoas com ambos os diagnósticos apresentam maior limitação de suas atividades. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/317385/diabetes-care-metade-dos-norte-americanos-com-diabetes-tem-tambem-artrite-pessoas-com-ambos-os-diagnosticos-apresentam-maior-limitacao-de-suas-atividades.htm>. Acesso em: 21 nov. 2019.

Complementos

1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
3 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
4 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.
5 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
6 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
7 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
8 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
Gostou do artigo? Compartilhe!