Gostou do artigo? Compartilhe!

BMJ: bebidas ingeridas em altas temperaturas podem aumentar o risco de câncer de esôfago

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Artigo publicado na revista British Medical Journal (BMJ) relata que a ingestão de bebidas acima de 65 graus centígrados pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer1 de esôfago2. A pesquisa foi realizada na Universidade de Teerã em uma população que tem o hábito de ingerir chá em altas temperaturas.

Os cientistas estudaram os hábitos de consumo de chá em uma população da província do Golestão, no norte do Irã, envolvendo 300 pessoas diagnosticadas com câncer1 de esôfago2, e compararam estes dados com um grupo de 570 pessoas que viviam na mesma área e não tinham este diagnóstico3. Noventa e oito por cento dos participantes bebiam cerca de um litro de chá preto por dia.

O consumo de chá a 65 graus centígrados ou menos estava associado ao dobro do risco de carcinoma4 de células5 escamosas do esôfago2 (tipo mais comum de tumor6 no esôfago2). O consumo de chá a 70 graus ou mais estava ligado ao aumento do risco da doença em oito vezes.

A velocidade com que as pessoas ingeriam o chá também apresentou relação com o aumento do risco. Beber uma xícara de chá em menos de dois minutos, logo depois que a água quente era despejada, estava associado a um risco cinco vezes maior deste tipo de câncer1, quando comparado com o consumo do chá em quatro ou mais minutos depois.

Não houve associação entre a quantidade de chá consumida e o risco da doença.

Os resultados mostraram um significativo aumento no risco de carinoma de células5 escamosas de esôfago2 com o consumo de chá quente, segundo Reza Malekzadeh, professor e coordenador do estudo.

Fonte: British Medical Journal - Research em 26 de março de 2009

NEWS.MED.BR, 2009. BMJ: bebidas ingeridas em altas temperaturas podem aumentar o risco de câncer de esôfago. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/30978/bmj-bebidas-ingeridas-em-altas-temperaturas-podem-aumentar-o-risco-de-cancer-de-esofago.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Esôfago: Segmento muscular membranoso (entre a FARINGE e o ESTÔMAGO), no TRATO GASTRINTESTINAL SUPERIOR.
3 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
4 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
6 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
Gostou do artigo? Compartilhe!