Vitamina E diminui a massa óssea por estimulação da fusão dos osteoclastos, em artigo da Nature Medicine
Uma pesquisa realizada por cientistas japoneses, da Keio University, e publicada pela revista Nature Medicine, diz que a vitamina1 E pode diminuir a massa óssea por estimular a fusão dos osteoclastos2, células3 responsáveis pela reabsorção óssea.
A homeostase dos ossos é mantida pelo equilíbrio entre a formação óssea osteoblástica e reabsorção óssea osteoclástica. Os osteoclastos2 são células3 multinucleadas formadas a partir de suas células3 precursoras (pré-osteoclastos2). As vitaminas solúveis em gordura4 (ditas lipossolúveis), tais como a vitamina1 D, têm papel fundamental na manutenção da integridade do esqueleto5. No entanto, o papel da vitamina1 E na remodelação óssea é ainda desconhecido.
O presente estudo mostrou que ratos de laboratório, geneticamente modificados, com deficiência da proteína de transferência de α-tocoferol, têm elevada massa óssea como resultado da diminuição da reabsorção óssea. Ensaios indicaram que o α-tocoferol estimula a fusão dos osteoclastos2, independente da sua capacidade antioxidante, por indução da expressão de uma molécula essencial para a fusão dos osteoclastos2. Estes mesmos ratos alimentados com uma dieta com suplementação6 de α-tocoferol, que contém uma quantidade comparável de α-tocoferol aos suplementos consumidos por muitas pessoas, perdiam massa óssea.
Estes resultados mostram que a vitamina1 E é um determinante de massa óssea através da regulação da fusão dos osteoclastos2. Novas pesquisas precisam ser realizadas antes de serem alteradas as recomendações dietéticas atuais sobre o consumo de vitamina1 E.
Fonte: Nature Medicine, publicação online de 4 de março de 2012